Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com Ligue Agora! +351-937-712-822

Como configurar um sistema de pedidos online para restaurantes em WordPress

Home > Blog > WordPress > Como configurar um sistema de pedidos online para restaurantes em WordPress

Deseja configurar um sistema de pedidos de comida online para o seu restaurante? No momento difícil em que todos vivemos  oferecer a entrega de alimentos pode bem ser a única maneira de ajudar a manter a sua empresa aberta.

A configuração de um serviço de pedidos de comida online pode parecer muito técnico. A boa notícia é que é muito fácil de configurar.

Eu sou o Frederico Lopes e neste guia, vou explicar como configurar um sistema de pedidos de comida online para restaurantes usando o WordPress, passo a passo.

O que é preciso para configurar pedidos online de alimentos

Como configurar um sistema de pedidos online para restaurantes em WordPress

Será necessário ter um site para configurar um sistema de pedidos de comida online para o seu restaurante.

Se ainda não possui um site, não se preocupe. Pode iniciar facilmente a criação de um site profissional usando o WordPress, que é o melhor construtor de sites do mundo e usado por milhões de pequenas empresas.

E, caso ainda não tenha, é necessário registar um nome de domínio, obter um certificado SSL e uma conta de alojamento web.

Existem disponíveis no repositório WordPress muitos e ótimos temas para restaurantes. Um tema é como um modelo para o seu site. A escolha de uma bom modelo ajuda o site a ter uma aparência profissional e respeitável, incentivando os clientes a fazer o pedido.

Caso precise de ajuda para configurar o seu site, consulte nossa oferta de formação em WordPress que o irá guiar passo a passo sobre como iniciar um site.

Adicionar formulário de pedidos de comida online ao seu site

Depois de configurar o seu site WordPress, pode adicionar facilmente um formulário online para que os clientes possam encomendar a comida. E, existem várias formas de fazer isso com o WordPress.

No entanto, a maneira mais fácil de fazer isso é usar o plugin Ninja Forms. É um dos melhores construtores grátis de formulários para WordPress e permite criar facilmente formulários online para o seu site sem necessidade de ter conhecimentos em programação.

Primeiro, precisa instalar e ativar o plugin Ninja Forms. Se não tiver certeza de como fazer isso, consulte as minhas instruções completas sobre como instalar um plugin do WordPress.

Depois de instalar e activar o plugin, no menu de administração do WordPress siga a:

Ninja Forms > Adicionar Novo

E escolha um dos pré-modelos já disponíveis, e existe vários:

Como configurar um sistema de pedidos online para restaurantes em WordPress

De seguida, traduza personalize os campos que já se encontram pré-preenchidos no modelo de formulário que escolheu, basta clicar em cima do campo que deseja alterar para aparecer as opções de personalização.

Depois adicione os campos necessários para receber todas as informações para um pedido online de comida. Clique no sinal (+) no canto superior direito

adicione os campos necessários para receber todas as informações para um pedido online de comida

Arraste e solte o campo pretendido, existem várias opções disponíveis.

Vamos começar por adicionar uma caixa de selecção onde o seu cliente final possa escolher que tipo de comida deseja encomendar online

Quando estiver satisfeito com as opções de escolha clique em “Concluido” no canto superior direito.

Pode adicionar mais campos ao seu formulário. Por exemplo, provavelmente desejará adicionar um campo para que os clientes possam especificar a que horas desejam a entrega.

Para adicionar um outro campo, volte a clique no sinal (+) no lado direito do ecrã. Depois arraste e solte o campo “Data”. Pode arrastar e soltar este campo para onde quiser no seu formulário.

arraste e solte o campo "Data"

É uma boa ideia criar um outro campo obrigatório, o campo “Endereço” do seu formulário. Ao definir um campo como “obrigatório”, evita que o cliente envie o formulário sem que ele seja preenchido.

Basta clicar no campo “Endereço” para editá-lo e marque a caixa “Campo Obrigatório” no lado direito do ecrã.

criar um outro campo obrigatório, o campo "Endereço"

Quando terminar de criar seu formulário, clique em “Concluído” na parte superior do ecrã antes de passar para a próxima etapa.

Configurar notificações para o formulário de pedido de comida

É necessário garantir que os pedidos sejam recebidos pelas pessoas certas. O Ninja Forms envia automaticamente um email para o administrador do seu site, mas talvez não seja para onde realmente deseja que os pedidos sejam enviados.

Clique na guia “Mensagens de correio eletrónico e ações” na parte superior do ecrã. Escolha e clique no tipo de notificação que pretende personalizar.

Convém alterar o “Email Confirmation” para que seja diferente do email do administrador do site. Pode simplesmente excluir {system:admin_email} e inserir um ou mais endereços de email aqui. Separe vários endereços de email com vírgula.

Em seguida,  alterar a linha de assunto do e-mail e seus detalhes. Basta digitar o que deseja usar aqui.

Convém alterar o "Email Confirmation"

Também pode alterar a linha de assunto para que os seus pedidos não tenham exatamente o mesmo assunto. Pode incluir facilmente o nome ou email do cliente na linha de assunto usando as Tags inteligentes.

Quando estiver satisfeito com a notificação, clique em “Concluído” na parte superior do ecrã.

Provavelmente também deseja personalizar a notificação por email para os seus clientes. Pode fazer isso ao clicar em cima da notificação “Email Confirmation”.

Editar a mensagem de confirmação que o seu cliente vê

Quando o cliente preencher o formulário, o  Ninja Forms mostrará uma mensagem para confirmar que o formulário foi enviado com sucesso.

Pode editar esta mensagem, clique em “Mensagens de correio eletrónico e ações” na parte superior do ecrã. Basta digitar a mensagem que desejar na caixa.

Receber pagamento através do formulário de pedido de alimentos

O formulário padrão não está configurado para pagamentos. E está tudo bem se aceitar apenas dinheiro na entrega. No entanto, em algumas situações, pode preferir receber o pagamento online do cliente.

Se deseja receber pagamentos, precisará adquirir a versão Premium do plugin e ficará disponível para configurar o seu formulário com campos especiais que podem calcular quanto o cliente irá pagar. Também precisará integrar seu formulário a um processador de pagamento como o PayPal ou Stripe.

Ao usar campos de pagamento no seu formulário, deve também incluir um campo “Total”. Assim, o seu formulário pode mostrar ao cliente o total que ele pagará.

Novamente, basta arrastar e soltar o campo “Total” de “Campos de pagamento” para onde pretender no formulário.

Nota: Caso já possua um site de vendas online, conheça aqui os Os Métodos de Pagamento Online mais populares em Portugal.

Adicionar o formulário de pedido de comida online ao seu site

Por fim, precisa adicionar o formulário que criou ao seu site.

Primeiro, precisa escolher uma página existente ou criar uma nova página para o formulário. Para criar uma página, vá para Páginas »Adicionar nova no seu painel do WordPress.

Dê um título à sua página. E coloque o “shortcode” correspondente no local que deseja dentro da página.

Ele será adicionado automaticamente à sua página. Simplesmente publique (ou atualize) a sua página para colocar o formulário no seu site.

Recomendo que teste o seu formulário para garantir que esteja a funcionar conforme o esperado. Verifique se recebe a notificação por email. Caso contrário, siga nossas instruções para corrigir o problema de o WordPress não enviar e-mail.

Espero que este artigo o tenha ajudado a aprender como configurar pedidos de comida onine para restaurantes.

Se gostou deste artigo, siga os tutoriais de WordPress em vídeo do meu canal do YouTube.

Sobre o autor

Frederico Lopes é um Profissional Certificado pela Google na Criação de Sites, Especialista SEO e Formador de E-Commerce na FLAG. Foi eleito recentemente, pelo JORNAL PÚBLICO como uma das pessoas mais relevantes em 2019, na área da Formação de Marketing Digital em Portugal.

Deixe o seu Comentário

Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site