Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com Ligue Agora! +351-937-712-822

Como aparecer na primeira Página do Google em 2020

Home > Blog > SEO > Como aparecer na primeira Página do Google em 2020

Estudos demonstram que 75% das pessoas nunca passam para a segunda página de resultados, além de que acontece mais de 1 trilião de pesquisas todos os meses. A verdade é que hoje em dia ninguém sai de casa sem procurar na Internet para onde vai, por isso saber como aparecer na primeira página do Google é necessário para a prosperidade de qualquer empresa ou negócio.

A criação do site é apenas a primeira etapa de uma boa estratégia de Marketing Digital mas não pode ser a única.

> Resumo

> Google ADS (Anúncios de Texto)

> Google Shopping

> Resultados orgânicos

> Google Maps

 

Como aparecer na primeira Página do Google

Eu sou o Frederico Lopes e neste artigo vou lhe explicar passo a passo, tudo o que tem de fazer, para colocar o seu site a aparecer em todos os locais da primeira página de resultados do Google e assim conseguir adquirir novos clientes todos os dias, ainda neste ano de 2020.

Como aparecer na primeira Página do Google em 2020

O que é a página de resultados do Google?

A página de resultados do Google chama-se SERP (Search Engine Results Page) e é composta por vários elementos que são constantemente actualizados pela própria Google ao longo do tempo e caso pretenda adquirir mais clientes o seu site tem de aparecer em todos os locais possíveis desta página. Venha então dai conhecer os elementos que constituem a página de resultados do Google em 2020:

 

Os anúncios de texto na Rede de Pesquisa são apresentados acima e abaixo dos resultados da Pesquisa Google. São compostos por três elementos: texto do título, URL de visualização e texto da descrição:

O sistema funciona como um leilão e podemos atribuir o valor que estamos dispostos a pagar por cada clique em determinada palavra ou termo chave. Para começar a criar o seu anúncio, aceda a Google ADS, e siga as instruções da plataforma tendo em conta os seguintes pontos:

#1 Título

É provável que as pessoas reparem mais no texto do título, pelo que deve ponderar incluir palavras que possam ter introduzido na respetiva Pesquisa Google. O anúncio de texto é composto por três títulos, onde pode introduzir até 30 carateres por título para promover o seu produto ou serviço. Os títulos são separados por uma barra vertical (“|”) e podem ser apresentados de forma diferente consoante o dispositivo que uma pessoa estiver a utilizar quando visualizar o seu anúncio.

#2 URL de visualização

O URL de visualização, normalmente a verde, mostra o endereço do seu Website. Este URL de visualização é composto pelo domínio do URL final e pelo texto dos campos “Caminho” opcionais. Estes campos foram concebidos para ajudar as pessoas que veem o seu anúncio a terem uma melhor noção do local para onde serão direcionadas ao clicar no anúncio. O texto do caminho não tem de corresponder exatamente ao texto do URL de visualização.

#3 Descrição

Utilize os campos de descrição para realçar detalhes acerca do seu produto ou serviço. Recomendo que inclua um “apelo à ação”, ou seja, a ação que pretende que o cliente execute. Se tiver uma loja de sapatos online, a sua descrição pode incluir “Compre já” ou “Compre sapatos agora”. Se disponibilizar um serviço, poderá pretender adicionar algo semelhante a “Obter um orçamento online imediato” ou “Ver preço”.

Estabeleça o orçamento diário que pretenda e o custo por clique (CPC) máximo que está disposto a pagar por cada palavra-chave, não se esqueça que vai precisar de um cartão de crédito para terminar a configuração dos anúncios. Depois aguarde pela aprovação da campanha e BOOM já está!

Google Shopping

Google Shopping Ads

O Google Shopping na realidade trata-se de uma modalidade do Google Ads, por isso é necessário já ter uma conta de anúncios activa e só depois efectuar os seguintes passos:

#1 Preparar Feed dos Produtos

É necessário criar um ficheiro .xml com todos os produtos da sua loja. Este ficheiro será depois usado no passo seguinte, mas servirá para os anúncios apresentarem os produtos existentes.

Alguns sistemas poderão ou não disponibilizar esta opção, se tiver uma loja WordPress com o WooCommerce poderá construir o seu Feed .xml através de um plugin para o efeito, como por exemplo o Product Feed Pro.

#2 Criar uma Conta no Merchant Center

O Merchant Center trata-se de outra ferramenta de comércio do Google Ads. Neste local serão inseridas as informações constantes no arquivo XML. Para isso, faça o login com a sua conta do Google. Em seguida será necessário realizar as configurações, com dados sobre sua empresa e que aceite os termos.

Após realizar tais passos, carregue o feed de produtos para dentro do Merchant Center:

  • acesse a página Feeds, na seção Produtos;
  • escolha a localidade;
  • encontre o seu feed na lista de arquivos registrados;
  • defina o nome para o arquivo que será enviado;
  • clique “Fazer upload” e selecione o seu arquivo de feed;
  • selecione se desejar fazer teste antes (opcional);
  • clique novamente em “Fazer upload”.

#3 Vincular as contas

Após se registar nas duas contas, é necessário realizar o vínculo entre elas. Para isso, basta ir ao menu “Configurações AdWords” do Merchant Center, inserir o ID de Cliente do Google Ads e clicar em “Vincular Conta”. Caso não saiba, o ID de Cliente fica localizado na parte superior do Google Ads, bastando estar conectado para visualizar.

A partir daqui já pode criar as suas campanhas de Google Shopping para começar a divulgar os seus produtos.

Resultados orgânicos

 

Aparecer nos Resultados orgânicos de pesquisa da Google pode parecer uma tarefa impossível, mas eu não ficaria pasmado, caso no final ache a tarefa mais fácil do que parece. Lembre-se sempre dos seus utilizadores de lhes fornecer conteúdo altamente valioso e de extrema relevância, para isso:

#1 Entenda acerca de SEO

A optimização de um site para os motores de pesquisa (SEO), baseia-se em cumprir requisitos e fundamentos básico de utilização, tendo sempre em vista fornecer a melhor experiência aos nossos leitores (Ex: velocidade, performance, navegabilidade, etc…)

#2 Publique Conteúdo

Escreva artigos no seu blog, de temas relacionados com as suas palavras-chaves, com conteúdo novo e actual.

Nota Importante: Copiar conteúdo ou adaptar textos de outros artigos já publicados apenas irá prejudicar a sua posição.

Escreva conteúdo único, Guias Completos ou opiniões bem fundamentadas são de extrema relevância para o Algoritmo.

#3 Tenha uma estratégia de Links

Um dos pontos essenciais que qualquer site necessita é de uma estratégia de Links tanto internos como internos. Sem isso, o seu site não conseguirá terá navegabilidade nem tão pouco relevância para os motores de pesquisa.

Leia aqui o meu Guia Completo Link building

Google Maps

Criar uma Conta Google My Business

#1 Crie uma conta no Google My Business

#2 Adicione uma Localização

#3 Preencha todos os campos do perfil da empresa com o máximo de informação possível

Interaja com os clientes no Google gratuitamente

Use o Google Maps como uma ferramenta para interagir com os clientes no Google gratuitamente. Com uma conta do Google My Business, tem mais do que uma ficha de empresa. O perfil da empresa gratuito permite-lhe interagir facilmente com os clientes tanto na Pesquisa Google, como e no Maps.

Angarie clientes com um ótimo perfil da empresa

Pode publicar fotografias e ofertas no perfil para mostrar o que torna única a sua empresa e dar motivos aos clientes para a escolherem sempre.

Disponibilize mais formas de os clientes entrarem em contacto consigo

Os clientes estão prontos para entrar em contacto: através de chamadas, mensagens ou da publicação de comentários. Agora, com mais formas de transação disponíveis, consegue trabalhar ainda mais.

Mãos à Obra

Utilize este artigo como guia completo para colocar o seu site a aparecer nos resultados das pesquisas e comente na caixa abaixo para eu saber se conseguiu ou não atingir os seus objectivos com a minha ajuda.

 

Sobre o autor

Frederico Lopes é um Profissional Certificado pela Google na Criação de Sites, Especialista SEO e Formador de E-Commerce na FLAG. Foi eleito recentemente, pelo JORNAL PÚBLICO como uma das pessoas mais relevantes em 2019, na área da Formação de Marketing Digital em Portugal.

Deixe o seu Comentário

Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site