Caso se esteja a questionar sobre se realmente necessita saber como criar loja online para o seu negócio, a resposta é muito simples: SIM, Claro que precisa saber como criar loja online! Por incrível que pareça, em Portugal mais de 60% de gestores de negócios optam ainda por continuarem completamente offline. O Estudo Recente da Economia Digital em Portugal, realizado pela ACEPI, revela que facto de 60% das empresas portuguesas continuarem offline, sem site ou página em redes sociais, é um dos mais críticos.
É como se não existissem, Se as nossas empresas não são sequer encontráveis numa pesquisa no Google, então estamos a perder uma grande oportunidade
Referiu Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI – Associação Economia Digital, num encontro com jornalistas, esta quinta-feira, em Lisboa.
Então a questão que se impõe não é se realmente precisa criar loja online, mas sim como criar loja online rapidamente e a um preço favorável. Eu sou o Frederico Lopes e neste artigo vou descrever todos os pontos que necessita de cobrir para criar uma loja online para o seu negócio.
Como Criar Loja Online
Neste guia completo vou abordar todos os pontos necessários para ficar a saber como criar loja online para o seu negócio. Para começar vou numerar todos os passos que necessita de planear:
- Domínio e conta de Alojamento Web
- CMS – Gestor de conteúdos
- Produtos para vender
- Métodos de pagamento
- Custos de Envio
1 – Domínio e conta de Alojamento Web
O primeiro passo é escolher o seu domínio (caso ainda não o tenha registado) assim como escolher um fornecedor de Alojamento Web. Estes são os dois pontos necessário para publicar qualquer tipo de conteúdo online na Internet. O registo e alojamento de qualquer domínio efectua-se através de uma Registar, Ou seja uma empresa legalmente capaz de gerir com qualidade o registo e alojamento de domínios na Internet. Conheça aqui os Melhores Fornecedores de alojamento Web em Portugal.
2 – Escolha uma CMS (Plataforma para gestão de conteúdos)
O segundo passo é escolher uma CMS, a plataforma de gestão de conteúdos indicada para o seu negócio. Existem várias disponíveis e é aqui que as coisas podem descambar quando ainda está a aprender como criar uma loja online. Ao pesquisar “como criar loja online” já deve ter sido alvo de múltiplas campanhas a anunciar criar sites grátis certo? Pois já no passado alertei para 36 razões pelas quais ter um “site grátis” é uma má ideia. Tendo dito isso, a melhor coisa a fazer é optar por uma plataforma de “Código Aberto”, pois apesar de ter uma linha de aprendizagem maior, no futuro, terá sempre muito menos limitações e custos para gerir a sua loja online com o decorrer do tempo. As melhoras Plataformas de código aberto, disponíveis para instalar, directamente no cPanel da sua conta de alojamento são:
As plataformas embora diferentes, são semelhantes e todas são desenvolvidas com base em Templates, Módulos ou Plugins. Permitindo assim, o desenvolvimento de sites e criação de lojas online sem tocar em nenhuma linha de código, seja php, html ou outras linguagem de programação. Muitas destas plataformas possuem interfaces similares a outros sistemas que habitualmente várias pessoas usam diariamente no seu local de trabalho, tornando-se muito simples de gerir e actualizar.
3 – Produtos que pode vender online
O terceiro passo é escolher que tipo de produtos irá vender na loja online e são vários os tipos de produtos que pode vender, vamos conhecer os mais utilizados:
- Produtos Simples
- Produtos Variáveis
- Produtos Externos
- Produtos de Download
Os Produtos Simples, tal como o nome indica são aqueles que vemos com mais regularidade, sem variações de cor ou tamanho, por exemplo electrodomésticos como microondas, frigoríficos, etc..
Os Produtos Variáveis, são por sua vez produtos que podem ter variações ou configurações adicionais, exemplos disso são cores ou tamanhos e que constituem os atributos de determinado artigo, por exemplo na roupa como T-Shirts, Camisolas, Calçado, etc…
Produtos Externos, são aqueles que anunciamos no nosso site mas que a compra efectiva desse produto ocorre noutro site. Por exemplo um site com produtos de afiliados de grandes mercados, tais como sites de afiliados da Aliexpress ou da Amazon.
Os Produtos de Download, servem para vender produtos digitais, tais como Imagens ou Musica, depois da compra o produto não é enviado, mas fica disponível para download logo após confirmação do pagamento.
4 – Métodos de Pagamento
O Quarto Passo é escolher o/ou métodos de pagamento online. Existem várias as possibilidades de Pagamento na sua Loja Online, sendo que os principais são:
- PayPal
- Transferência Bancária
- Pagamento Multibanco
- Cheque
- Pagamento no acto da entrega
Veja aqui se pretender saber tudo sobre Os Métodos de Pagamento Online mais populares para E-commerce.
5 – Custos de Envio
Quinto e último passo é configurar os custos de envio para os seus produtos. Qualquer uma das CMS escolhidas no Ponto 2 irá lhe permitir criar algumas taxas para cobrar o envio dos seus produtos aos clientes. Exemplos de algumas taxas padrão:
- Taxa Fixa
- Envio grátis
- Levantamento no Local
Resumo
Agora já não existem desculpas para ainda não ter a sua loja online pronta e a vender, siga este guia completo para criar a sua loja online sem problemas, nem dores de cabeça.
O seu amigo,
Olá boa noite eu gostava de ter uma loja online, os senhores criam???
E qual o preço???
Sim criamos as melhores lojas online do planeta ? pode pedir a sua proposta aqui.