Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com

Como escolher as melhores imagens para o seu conteúdo

Home > Blog > SEO > Como escolher as melhores imagens para o seu conteúdo

Se depois da criação do seu site, está a criar conteúdo sem imagens, saiba que está a perder uma grande oportunidade de aumentar o envolvimento dos seus utilizadores, atingir um público maior e maximizar as conversões. Somos pessoas visuais, inteiramente atraídas por conteúdo que contenha imagens fortes e atraentes. Adicionar imagens a um artigo pode quase duplicar as suas visualizações, assim como 67% dos consumidores dizem que as imagens são mais importantes do que as descrições dos produtos na altura de tomar uma decisão de compra.

Como escolher as melhores imagens para o seu conteúdo

Obviamente, apenas colocar uma imagem no seu conteúdo não a catapultará para o topo dos resultados da pesquisa. As imagens precisam ser selecionadas com cuidado e qualidade. Além de agregar verdadeiro valor ao seu conteúdo, as imagens devem ser visualmente atraentes, relevantes e apropriados para sua empresa e/ou canal de marketing. Eu sou o Frederico Lopes e neste artigo vou explicar como escolher a imagem certa para o seu próximo projeto.

Como escolher as imagens certas?

Ao escolher uma imagem para o seu site ou blog, considere por favor, estes três factores extremamente importantes:

  • A imagem transmite a sua mensagem? Qualquer imagem usada deve contribuir para melhor entender e ilustrar a sua mensagem ao leitor. Usar uma imagem que se encaixe perfeitamente no seu conteúdo resultará em mais contactos e maior envolvimento.
  • A imagem vai de encontro à marca? Tudo o que divulga na internet deverá servir para aprimorar a sua marca. As imagens que incluem o nome ou o link da sua empresa contam uma história sobre isso. Caso venda por exemplo produtos de fitness, suas imagens devem transmitir movimento e força. Se pertencer ao setor financeiro, então as suas imagens devem ilustrar sobre sucesso e segurança financeira.
  • É envolvente? Uma imagem monótona e chata não envolverá nenhum leitor. Escolha imagens vibrantes e nítidas. A menos que haja uma razão forte e relacionada à marca para fazer o contrário, use imagens brilhantes e coloridas, pois está provado que as cores aumentam em 80% o número de leitores e vendas.

Depois de encontrar as imagens adequadas para o seu projeto, faça uma pequena pesquisa antes de tomar qualquer decisão final. Certificar-se de que:

  • Nenhum de seus concorrentes está a usar a mesma imagem. Se estiver a usar fotografias, há uma boa hipótese da sua concorrência também. Por favor, não acabe a parecer o imitador.
  • Nenhum de seus concorrentes está a usar uma imagem semelhante. Haverá sempre algumas semelhanças no mesmo setor, mas as suas imagens devem falar sobre o que torna a sua empresa diferente das outras. A menos que venda barcos, não há motivo para ambos os concorrentes exibirem anúncios com homens em barcos. Encontre algo original em que os consumidores se possam relacionar diretamente.
  • As cores combinam com sua marca. A marca é importante e a psicologia mostra que as cores ajudam a diferenciar as marcas dos seus concorrentes.

Onde encontrar imagens?

Existem apenas duas opções para adicionar imagens ao seu conteúdo: crie as suas próprias imagens ou use imagens de un stock num banco de imagens. O uso de fotografias originais ou um design personalizado pode ajuda-lo a diferenciar-se dos seus rivais. No caso do marketing de produtos, em muitos casos, as fotos originais são uma obrigação, até porque os consumidores pretendem ver as imagens reais dos produtos que estão a comprar.

Porém, a criação de imagens originais pode ser demorada e cara, por isso a maioria das empresas opta por um mix entre imagens originais e fotografias.

Existem vários sites que oferecem imagens gratuitas e de baixo custo para a sua estratégia de marketing. O truque aqui é encontrar um recurso de imagens que sigam a estética da sua empresa e que se encaixem no seu orçamento. Alguns dos sites de imagens mais populares:

  • Pixabay: O Pixabay oferece mais de 780.000 imagens gratuitas, que pode usar em vários tamanhos, dependendo das suas necessidades.
  • Stock Free Images: Outro site gratuito, este oferece mais de um milhão de fotos e ilustrações, todas isentas de direitos de autor.
  • Shutterstock: O Shutterstock requer uma assinatura, mas a sua qualidade geralmente é bastante melhor e obtém acesso a mais de 100 milhões de peças de conteúdo, incluindo fotos, ilustrações e ícones.
  • Google e Bing: embora não possa usar qualquer imagem que encontre online, os dois principais mecanismos de pesquisa permitem filtrar os resultados da pesquisa de imagens por direitos de uso, para que possa pesquisar por licença “Creative Commons” ou imagens de “domínio público”.

Independentemente do banco de imagens usado, verifique os direitos de uso de cada foto (na maioria dos casos, a fotografia sem royalties será a melhor opção, pois não precisará pagar taxas de uso contínuas).

Como escolher as melhores imagens para o seu conteúdo

Quantas imagens deve usar?

Não há um número mágico para o número de imagens que deve incluir para um projeto específico, mas é provável que possa ser mais do imagina, e ainda podem ser usadas para:

  • Dividir o texto para melhorar a legibilidade.
  • Aumentar o seu SEO.
  • Fornecer mais opções para partilha nas redes sociais.

Lembre-se, não se trata de pegar em todas as fotos gratuitas e adicioná-las à sua página. Cada imagem precisa de servir a determinado objectivo, enriquecer a experiência do leitor com o seu conteúdo ou fornecer informações que não podem ser transmitidas apenas por palavras.

 

About the author

Faço parte de uma das principais agências digitais em Portugal. Desenhamos experiências para a web ajudando marcas a falar em linguagem digital.

Leave a Reply

Frederico Lopes

Frederico Lopes é um Freelancer de Lisboa, Especializado em WordPress e E-Commerce. Apaixonado por SEO e Conversões é também obcecado por novas ideias, e tecnologias, que tragam mais clientes para seu negócio.
Como fazer backup grátis de um site WordPress: passo a passo, com o UpdraftPlus
Como fazer backup grátis de um site WordPress: passo a passo, com o UpdraftPlus
11 Novembro, 2019
Como criar loja online: Guia Completo
6 Agosto, 2019
7 Melhores Plugins de Dropshipping para WooCommerce
7 Melhores Plugins de Dropshipping para WooCommerce
29 Julho, 2019
Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site

× Como posso ajudá-lo?