Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com Ligue Agora! +351-937-712-822

Como fazer backup grátis de um site WordPress: passo a passo, com o UpdraftPlus

Home > Blog > WordPress > Como fazer backup grátis de um site WordPress: passo a passo, com o UpdraftPlus

Se está à procura de uma maneira grátis de fazer backup de um site WordPress, o UpdraftPlus é uma das opções mais populares e bem classificadas. Este plugin, permite não apenas um backup manual, como também pode fazer backups automáticos do site na nuvem, de acordo com a programação da sua escolha, além de restaurar facilmente um backup com apenas alguns cliques.

Eu sou o Frederico Lopes e neste artigo, vou explicar passo a passo o procedimento de configuração do UpdraftPlus, assim como explorar os diferentes recursos e configurações disponíveis no Plugin.

No final deste artigo, vai ficar a saber exatamente como fazer gratuitamente um backup a um site WordPress com o plugin UpdraftPlus.

💡 Dica: Caso pretenda apenas uma solução de backups simples e automática, saiba que os Melhores Servidores em Portugal já guardam backups diários automáticos, caso venha a precisar de um deles.

Uma rápida descrição acerca do UpdraftPlus

Se pretende fazer um backup totalmente grátis de um site WordPress, então o UpdraftPlus é o plugin que recomendo. Com mais de 14 milhões de downloads, ocupa o ranking mais alto do mundo para plugins de backup.

O UpdraftPlus é extremamente rápido e fácil de configurar. Além de que faz um backup de todo o site diretamente na nuvem, para uma solução à sua escolha. Entre eles:

  • Dropbox
  • Google Drive
  • Amazon S3
  • RackSpace Cloud
  • DreamObjects
  • OpenStack Swift
  • Updraft Vault
  • Email

A interface intuitiva do UpdraftPlus permite agendar backups automáticos, de arquivos, bases de dados, plugins e temas. Assim como permite restaurar os seus backups diretamente do painel de administração do WordPress.

Instalar o UpdraftPlus

Para fazer o backup grátis de um site WordPress, é necessário em primeiro lugar instalar o plugin UpdraftPlus. Para fazer isso, vá ao painel do WordPress e selecione Plugins> Adicionar plugins na barra de menus.

Instalar plugin UpdraftPlus

De seguida, escreva UpdraftPlus na barra de pesquisa. Selecione o plugin de backup UpdraftPlus para WordPress e clique em Instalar agora> Ativar.

Activar o plugin UpdraftPlus

Configurar o plugin UpdraftPlus para fazer um backup grátis de um site WordPress.

Para configurar o UpdraftPlus, selecione Configurações> Backups do UpdraftPlus no menu do WordPress.

Opções Backup UpdraftPlus

Isso abrirá a página Backup / Restauro do UpdraftPlus, onde pode personalizar as configurações do Plugin para fazer face às suas necessidades de backup. Vamos dar uma vista de olhos no que é possível…

Fazer um backup manual

No painel principal, o UpdraftPlus permite fazer backup manualmente do site do WordPress a qualquer momento. Para fazer isso, basta clicar no botão Backup agora.

Fazer backup agora

Pode fazer o download do backup manual no servidor local ou fazer com que o UpdraftPlus faça o upload automaticamente para um local de armazenamento remoto (mais sobre isso mais à frente neste Artigo).

Configurar backups agendados

Para evitar o problema de ter de se lembrar para fazer um backup manual, o UpdraftPlus permite criar seu próprio agendamento de backups automáticos. Para configurar o agendamento de backups, selecione o menu Configurações na página Backup / Restauro do UpdraftPlus

Configurar backups agendados

 

Aqui pode escolher com que frequência pretende fazer um backup da sua base de dados e arquivos. As opções incluem…

  • A cada 4, 8 ou 12 horas
  • Diariamente
  • Semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente

A sua escolha irá depender do número de vezes que atualiza o seu site. Por exemplo, se adicionar conteúdo todas as semanas, o backup semanal provavelmente será suficiente para o seu site. Também pode escolher quantos backups anteriores pretende guardar.

Quando estiver satisfeito com as configurações da programação de backup, não se esqueça de clicar em Salvar alterações na parte inferior da página.

Escolha o local de armazenamento

O UpdraftPlus integra com várias soluções de armazenamento, para que tenha uma escolha variada de locais para o backup. Selecione o menu Configurações para as opções de escolha do seu armazenamento remoto.

Escolha do seu armazenamento remoto

De seguida, clique no ícone para selecionar o local de armazenamento pretendido. As configurações de integração para a solução que escolher aparecerão mais abaixo na página.

Cada solução de armazenamento possui um processo de integração diferente; basta seguir as instruções fornecidas.

O último passo é selecionar o botão Configuração Completa para conectar as duas soluções.

Todos os backups serão agora armazenados diretamente na solução de armazenamento escolhida.

Restaurar backups

Pode haver momentos em que precise restaurar um backup. Esse é um processo extremamente fácil, que leva apenas alguns minutos e alguns cliques do rato.

Então, para começar, selecione o menu Backups existentes. Aqui pode ver os backups efectuados.

Para restaurar um backup, clique em Restaurar. Também pode fazer o upload manual do arquivo ao clicar no link Fazer upload de arquivos de backup.

A seguir, será solicitado selecionar quais os componentes que pretende restaurar. Estes consistem em…

  • Plugins
  • Temas
  • Uploads
  • Outras
  • Base de dados

Os componentes que escolher dependerão das suas necessidades de restauro. Mas se pretender restaurar o site inteiro, seleccione todas as cinco opções.

Depois dos arquivos serem recuperados do local remoto, siga as instruções nos popups. Isso não é difícil e necessita simplesmente clicar no botão Restaurar mais algumas vezes quando ele é apresentado.

Assim que concluída, uma mensagem será exibida a informar que a restauração foi bem-sucedida.

Pensamentos finais sobre como fazer backups grátis de um site WordPress

Se deseja fazer o backup de um site WordPress gratuitamente, o UpdraftPlus é uma obrigação. As suas possibilidades e recursos avançados facilitam a configuração e o uso. Assim como, o mais importante, garante que o seu site esteja seguro e protegido, caso o pior aconteça.

Existem outros plugins grátis que recomendaria para fazer o backup de um site WordPress? Então partilhe as suas recomendações nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Frederico Lopes é um Profissional Certificado pela Google na Criação de Sites, Especialista SEO e Formador de E-Commerce na FLAG. Foi eleito recentemente, pelo JORNAL PÚBLICO como uma das pessoas mais relevantes em 2019, na área da Formação de Marketing Digital em Portugal.

Deixe o seu Comentário

Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site