Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com

Como se tornar num perito em WordPress nos tempos livres

Home > Blog > WordPress > Como se tornar num perito em WordPress nos tempos livres

Estabelecer-se como um profissional em WordPress não vai ser fácil! Se está à procura de se tornar Freelancer ou criar um negócio de Web Design, irá precisar de criar uma lista de clientes e estabelecer uma reputação credível e profissional. Se está à procura numa carreira em WordPress, irá precisar de demonstrar que tem muita experiência  e que efectua trabalhos a nível profissional e não amador.

Isto tudo leva tempo de aprendizagem e preparação, mas não é obrigado a pagar nada. A menos que se encontre um empregado que esteja disposto a pagar Cursos para aprender WordPress (e dar-lhe tempo pago para faze-lo), ou encontrar alguém que o ajude a aprender habilidades de marketing de negócio (trabalhar numa Startup, pode ser útil neste caso), vai obrigatóriamente precisar investir o seu próprio tempo.

Caso se identifique minimamente comigo, não tendo muito tempo disponível para desenvolver as suas habilidades ou o seu negócio. Quando eu comecei, tinha acabado de perder o meu emprego, uma prestação de casa ao banco e uma bebé acabada de nascer, para não falar de uma mulher, que obviamente não gostava da ideia de ser a única com ordenado. De qualquer maneira vai precisar de encontrar uma forma de criar a sua carreira em WordPress com seu próprio tempo, conciliando com o seu trabalho, o curso na faculdades, ou outra qualquer coisa que lhe ocupe o dia.

A boa notícia é que é possivel! o WordPress tem uma curva de aprendizagem relativamente curta e uma vasta comunidade de usuários experientes e desenvolvedores, com quem poderá aprender, bem como existe na Internet uma riqueza imensa de material de aprendizagem disponíveis, incluindo os meus Workshops de WordPress. E estou certo que muitos profissionais bem sucedidos nesta área enfrentaram exactamente os mesmos problemas. Por isso decidi partilhar a minha própria experiência de começar a trabalhar com o WordPress nos meus tempos livres.

Então para começar vamos analizar algumas vantagem e desvantagens

Vantagens e Desvantagens de criar uma carreira em WordPress nos tempos livres.

Existem alguns beneficios em manter o seu emprego enquanto cria a sua carreira em WordPress.

Vantagens

A grande vantagem é o pagamento. Ter um dia de trabalho pago para  desenvolver habilidades ou colocar um negócio em funcionamento, significa que vai haver possibilidades de pagar as contas. Para mim, essas foram as forças motrizes por detrás da escolha numa carreira em desenvolvimento web, e WordPress em particular. O meu trabalho estava seriamente ameaçado, e passava muito tempo longe da minha familia, assim como demorava muito tempo a atravessar diariamente a cidade de casa para o trabalho em horas de ponta. Também estava na mesmo ramo há tanto tempo que sentia-me preso a uma rotina sem interesse. Voltar à faculdade não era opção porque não tinha tempo, tinha acabado de ser pai, precisava desesperadamente encontrar algo em que pudesse ser autodidata, em que pudesse trabalhar sem ter de ter mais uma qualificação superior.

Irá ganhar dinheiro extra. O valor referente aos pagamentos dos seus serviços, serão acrescentados ao seu ordenado existente e pode usar isso para ir reduzindo as horas extras, muitas vezes não pagas, pelas grandes empresas. Para investir no seu próprio negócio ou na sua concretização pessoal, assim como para poupar no caso da sua carreira actual deixar de funcionar. O melhor que tem a fazer é economizar um par de meses de ordenados, antes de saltar para uma carreira por conta própria afim evitar problemas económicos graves.

Alem de rendimento extra, mantendo-se no trabalho actual, irá permitir voltar atrás caso as coisas não sigam de acordo com os planos. Por exemplo, se não for capaz de se entender perfeitamente com o WordPress, o seu negócio não descola, ou simplesmente verifica que não é para si, então não irá precisar voltar à procura de emprego – Isto claro, de ainda tem um.

A menos que o seu trabalho actual não seja compatível com usar o WordPress, mas está a tentar criar o seu próprio negócio, pense que pode procurar oportunidades no trabalho para desenvolver as suas capacidades de negócios e marketing. Pode encontrar contactos no trabalho que o podem ajudar a encontrar clientes ou encontrar um bom projecto. Ou até pode de alguma maneira assumir alguns trabalhos (possivelmente não renumerados) que lhe permitem directamente, desenvolver as suas habilidades, que são necessárias para a sua futura carreira em WordPress.

Desvantagens

A última coisa que irá querer fazer, quando chegar a casa ao fim do dia, depois de um dia difícil  no trabalho vai ser querer começar a trabalhar de novo. Vai ter de muito ser disciplinado e auto-motivado. Eu estabeleci uma rotina de começar o trabalho em WordPress depois da minha mulher e filha irem para a cama. Eu não fazia pausas nem conversava com a minha mulher. Ia directamente para o computador, algumas vezes  apenas um par de horas, por outras até as altas horas da madrugada para cumprir o prazo com um cliente. E se no outro dia, tivesse de acordar cedo para o trabalho, era divertido! E a minha filha ao crescer a saber que tinha de ir para a cama porque o pai tinha de trabalhar, teve um impacto positivo nos seus padrões de sono – Como ela está crescida!

Também pode haver alguns conflitos profissionais. Caso saiba que irá concorrer no futuro com o seu actual empregador, tem de ter muito cuidado para não ultrapassar nenhum limite ético. Tenha cuidado para não incentivar activamente os clientes do seu empregador actual para mudar para o seu novo negócio. Se eles, por eles próprios procurarem activamente os seus serviços então tudo bem, mas tenha extremo cuidado para não ter quaisquer conversas até que tenha deixado esse emprego (ou melhor, se já deixou).

Outro problema potencial é a disponibilidade. Eu ainda trabalhei por um ano enquanto trabalhava como freelancer, e isso significava que não estava disponível para os meus clientes tanto como gostava. Tinha de marcar reuniões para os dias a coincidir com as minhas folgas. Além de que tinha de ter muito cuidado para atender as chamadas durante as minhas horas no trabalho. Trabalhei em casa algum tempo, o que tornava as coisas mais fáceis, mas ficava difícil apresentar uma imagem profissional para os meus novos clientes.

E também não vale usar equipamento fornecido pelo seu trabalho actual para começar a sua nova carreira. Eu comprei um segundo telemóvel e investi num portátil. Custa dinheiro mas significa que não arrisca quebrar nenhuma regra contratual ou de segurança do seu empregador, além de que significava trazer comigo todos os ficheiros, registo de chamadas e detalhes de contactos quando acabava o meu trabalho. Se usa o computador do trabalho, então todos os dados pertencem ao seu empregador – E é algo que os seus clientes não iam gostar de saber!

Mas se consegue lidar com a fadiga, a sensação de ser rasgado em dois, e é bom em malabarismo para a gestão de duas carreiras então está pronto para começar.

Ponha-se a funcionar como um profissional em WordPress

Ok, tornar-se um profissional em WordPress nos tempos livres não vai ser fácil, tudo bem. Mas, como irá aprender futuramente, existem sempre maneiras para tornar a tarefa mais fácil:

  • Estabeleça uma Rotina. Será mais fácil descançar durante as noites e fins de semana em vez de desenvolver este trabalho. Estabelecer uma rotina clara e informar as pessoas à sua volta que não vai estar disponível nessas alturas.
  • Procure ajudaEncontre pessoas que sejam capazes de ajuda-lo a aprender, assumir algumas responsabilidades e dar-lhe algum apoio moral. Para mim foi o meu pai – com mais experiência na vida activa de trabalho, torno-se uma fonte valiosa de aconselhamento, informação e apoio moral.
  • Tenha um prazo. Decida quando é que vai estar pronto para mudar a trabalhar em full-time. Pode não conseguir cumprir com o prazo (ou pode até cumprir) mas irá ajudar a focar no objectivo.
  • Se está mesmo pronto para começar um negócio, Registe-o formalmente, Registe a sua empresa se esse é o seu plano. Isso irá ajuda-lo a gerir as suas contas e a sua contabilidade.
  • Decida o que fará com o dinheiro extra. Configurar uma conta bancária de empresa.
  • Resista à tentação de gastar esse dinheiro extra, investir em si próprio e mesmo no seu negócio. Divulge os seus serviços, crie um site profissional e participe no LinkedIn. Apresente-se ao mundo como profissional em WordPress
  • Seja flexível.  Possivelmente a dica mais importante de todas. As coisas não vão ser como julga, esteja pronto para se adaptar. Esteja preparado para mudar os seus objectivos, os seus métodos de trabalho ou outra qualquer coisa.

Começar uma carreira em WordPress nos tempos livres é desafiante… mas recompensador!

Começar com o WordPress nunca é fácil. Tem de aprender novas habilidades e conhecimentos. Decida o caminho para a sua carreira e encontre oportunidades. A faze-lo nos tempos livres aumenta os desafios, mas se conseguir seguir as dicas que lhe forneci, poderá colocar o plano a funcionar, como tantos outros fizeram.

Boa sorte!

Se as minhas dicas foram úteis e deseja dar um contributo ao meu trabalho, contribua ao visitar os anúncios exibidos no site. Obrigado!

Como se tornar num perito em WordPress nos tempos livres
5 (100%) 3 voto[s]

About the author

Faço parte de uma das principais agências digitais em Portugal. Desenhamos experiências para a web ajudando marcas a falar em linguagem digital.

Leave a Reply

Frederico Lopes

Frederico Lopes é um Freelancer de Lisboa, Especializado em WordPress e E-Commerce. Apaixonado por SEO e Conversões é também obcecado por novas ideias, e tecnologias, que tragam mais clientes para seu negócio.
Como criar loja online: Guia Completo
6 Agosto, 2019
7 Melhores Plugins de Dropshipping para WooCommerce
7 Melhores Plugins de Dropshipping para WooCommerce
29 Julho, 2019
Os Métodos de Pagamento Online mais populares para E-commerce
Os Métodos de Pagamento Online mais populares para E-commerce
22 Julho, 2019
Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site