Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com

Como remover o link “Criado com WordPress”

Home > Blog > WordPress > Como remover o link “Criado com WordPress”

Os templates padrão gratuitos disponíveis em WordPress, incluindo por exemplo o Twenty Seventeen, apresentam todos a mensagem com link “Criado com WordPress” no seu rodapé.

Se é novo no ramo da Criação de Sites em WordPress, saiba então  que se trata de uma pequena mensagem, apresentada nos templates como Twenty Seventeen e Twenty Sixteen e que elogia as pessoas que se voluntariaram para a criação do template WordPress. Afinal, foram eles que criaram o template que está a usar gratuitamente.

Embora não tenha um grande impacto em sites pessoais, mas quando estamos a desenvolver para uma empresa, não vai dar a ideia profissional de que estamos à espera.

Então hoje vou explicar um par de maneiras diferentes de como remover esta mensagem de créditos dos templates padrão em WordPress.

 

Devo retirar o Link de créditos do rodapé?

Caso esteja preocupado com o facto de ser ilegal ou de alguma forma errado, retirar o link do rodapé, fique descansado porque não está a fazer nada de mal.

O WordPress é gratuito e licenciado sobre GPL, o que significa que existe o direito de usar, modificar ou até mesmo redistribuir a CMS WordPress.

Além de que qualquer template em WordPress que seja descarregado através do directório oficial WordPress.org está coberto pela mesma licença, dando a liberdade para a edição do template.

Como remover o link “Criado com WordPress”?

Embora existam muitas maneiras diferentes de remover os links de crédito do rodapé, existem dois métodos recomendados e que vou abordar neste artigo.

Metodo #1 Através do Personalizador do template

A maneira mais rápida e fácil de retirar os créditos do rodapé é adicionar algum CSS ao Personalizador do Template. Para isso:

Ir a Aparência > Personalizar na administração do WordPress.

Clique em Adicionar CSS na parte inferior do menu e coloque o código abaixo:

 

1
#site-info {display:none}

 

Clique em “Salvar” e assim que actualizar novamente o seu site, o link no rodapé já terá desaparecido.

Simples não? Embora este método seja de facto simples, tenho de avisar que: Usar este método poderá afectar o seu SEO

A verdade é que a Google não gosta de sites que escondam coisas, pois é uma técnica que os “spammers” usam. Portanto exista a hipótese de caso use este método, a Google sinalizar o seu site e fazer com que perca algum tráfico de pesquisa.

Se perder tráfico de pesquisa não lhe é relevante, sinta-se completamente à vontade para usar este método! mas caso tenha dois dedos de testa, continue a ler para opções alternativas.

Método #2 Editar o ficheiro Footer.php

Editar o arquivo footer.php do seu template é outra maneira relativamente fácil de remover o link de créditos no rodapé de templates WordPress.

Com o passar dos anos, os templates padrão do directório WordPress, tornaram mais fácil para as pessoas que não são propriamente gurus de código, detectar rapidamente quais as linhas de código que se devem excluir afim de remover o link de créditos em rodapé. Tudo o que precisa procurar é “Proudly powered by” nas linhas de código.

  1. Siga para Aparência > Editar, na administração do WordPress,
  2. Na lista de ficheiros à direita, clique em “footer.php
  3. Procure e elimine as seguintes linhas de código:

Clique em Actualizar arquivo e o link de créditos de rodapé já não aparecerá no seu site

Os templates mais antigos do WordPress, tais como Twenty Fifteen e Twenty Fourteen funcionam de maneira semelhante, no entanto o template Twenty Seventeen tornou as coisas um pouco mais difíceis em encontrar e remover o código, embora haja apenas uma linha de código que é preciso apagar, já não é tão simples de encontrar.

Vou explicar como remover o link de créditos do template Twenty Seventeen:

  1. Ir a Aparência > Editor na administração do WordPress
  2. Na lista de ficheiros à direita, clique em footer.php
  3. Procure e apague a seguinte linha de código:

Clique em Actualizar arquivo e da próxima vez que actualizar o seu site o link de créditos já não deverá aparecer.

Por fim, e antes de terminarmos, devo mencionar a importância de criar e usar um template filho (child theme) em vez de editar o código directamente no ficheiro do template original e existem algumas razões sólidas para o fazer:

Na próxima vez que actualizar o template para a versão mais recente, perderá todas as alterações e personalizações feitas em código, assim como editar o código directamente, proporciona a hipótese real de alterar ou apagar algo que não deva no código e destruir o seu site.

Mãos à Obra

Espero que este artigo o tenha ajudado a personalizar o seu template e apagado o link de crédito em rodapé do WordPress. Caso ainda tenha algumas dúvidas sobre o código que eu inclui neste artigo, sinta-se livre para perguntar ou comentar. E se precisar da minha ajuda para otimizar o seu site WordPress, estou sempre à disposição para o ajudar com qualquer problema, grande ou pequeno.

 




Como remover o link “Criado com WordPress”
5 (100%) 10 voto[s]

About the author

Faço parte de uma das principais agências digitais em Portugal. Desenhamos experiências para a web ajudando marcas a falar em linguagem digital.

Leave a Reply

Frederico Lopes

Frederico Lopes é um Freelancer de Lisboa, Especializado em WordPress e E-Commerce. Apaixonado por SEO e Conversões é também obcecado por novas ideias, e tecnologias, que tragam mais clientes para seu negócio.
Como Traduzir Template ou Plugin em WordPress com Poedit
28 Maio, 2019
8 passos para gerir com eficácia um site WordPress existente
19 Fevereiro, 2019
Guia Completo Link building [2019]
8 Fevereiro, 2019
Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site