Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com

Desenhar um Logotipo Fantástico – 10 Dicas e Recursos

Home > Blog > Web Design > Desenhar um Logotipo Fantástico – 10 Dicas e Recursos

Precisa Criar um Logotipo para o seu Negócio ou para o seu Cliente? Uma tarefa fácil certo?

Afinal, apenas precisa encontrar um fonte para o nome da empresa, e talvez adicionar um icon, simples! Bem, sim… se pretender que o logo seja uma porcaria.

Eu já perdi a conta às vezes que revirei os olhos, sempre que alguém me diz que criar um Logotipo é uma coisa fácil. Na verdade, não é nada fácil criar um óptimo Logotipo que realmente transmita a ideia do negócio com clareza. Isso é algo que demora horas e horas de pesquisa e investigação.

Então como se desenvolve um Logotipo realmente impressionante?

Neste artigo vou dar algumas dicas e ferramentas para o ajudar a pesquisar e desenvolver um Logotipo simplesmente perfeito.

#1 – Compreenda a marca e efectue uma pesquisa pormenorizada.

Se está a desenvolver um Logotipo para si, deverá estar dentro do que a sua marca representa. Mas se está a desenvolver para um cliente, é importante ter em mente que um Logotipo não é apenas uma imagem mas sim a introdução de uma marca, que precisa de transmitir o que a empresa realmente representa.

Perca algum tempo a conhecer o seu cliente, o seu negócio, o que fazem e quem são. Converse com o cliente sobre o tipo de design que procuram, peça-lhes, sem problemas, para desenharem alguns esboços simples para transmitir de forma clara as ideias, assim como peça exemplos de logotipos que os seus clientes gostam, para que fique com uma imagem clara das suas expectativas.

#2 – Conheça o Publico-Alvo… e Conte uma História!

Um logotipo poderoso é aquele que não identifica apenas uma marca, mas que vai mais além, com um significado profundo, oculto que atrai o público-alvo correcto.

Vamos estudar alguns exemplos, á medida que eu vou revelando alguns segredos:

Fedex: A marca que representa movimento, entregas, etc… escondeu o elemento entre a letras E e X

Toblerone: Criado na Suíça, esconde o desenho de um urso, simbolo da cidade onde foi inventado.

 

 

#3 – Mantenha o Design Simples

Logotipos simples, estão presentes em toda a parte do mundo permanecendo imunes ao tempo. Existem muitos exemplos – Apple, Nike, Fed Ex, Google, McDonalds, Coca-Cola

Um logotipo simples vai ajudar a marca a ser facilmente e instantaneamente reconhecível, versátil e memorável.

# 4 – O Segredo está na Cor

A Cor desempenha um papel importante, conectando-se aos nossos sentimentos de uma forma única, tornando-se uma poderosa ferramenta de marketing ao tomar decisões de design. Assim, as suas escolhas de cores precisam refletir a mensagem e o significado que pretende transmitir com o logotipo.

 

infográfico Kissmetrics
infográfico Kissmetrics

De acordo com um infográfico Kissmetric, 85% dos compradores baseiam a sua decisão unicamente na cor. E de acordo com o mesmo infográfico, o uso adequado da cor leva a um aumento de 80% no reconhecimento da marca. Então, quando desenvolver um logotipo, é importante considerar a teoria e psicologia da cor. Eu aqui vou reunir rapidamente o significado de cada cor na área do Design:

  • Vermelho: enérgico, sexy, ousado
  • Laranja: criativo, amigável, jovial
  • Amarelo: ensolarado, inventivo, otimismo
  • Verde: crescimento, orgânico, instrucional
  • Azul: profissional, médico, tranquilo, confiável
  • Roxo: espiritual, sábio, evocativo
  • Preto: credível e poderoso
  • Branco: simples, limpo, puro
  • Rosa: diversão e flirty
  • Castanho: rural, histórico, estável

É de extrema importância pensar também na Tonalidade da Cor. Um logotipo eficaz deve funcionar em preto e branco, bem como em cor. Se está a pensar usar unicamente a cor para transmitir a sua mensagem, deverá então começar a redesenhar o Logotipo e em como expressar melhor o mesmo significado em apenas uma cor.

# 5 – Mantenha-o flexível

Um logotipo eficaz deve ser capaz de trabalhar numa variedade de meios e aplicações. Vai querer que seja flexível o suficiente para que não só pareça ótimo no cabeçalho de um site, mas também impresso em cartões de visita, vestuário ou qualquer outro lugar onde o seu cliente pode querer usar o logotipo. Por esta razão, é melhor desenhar o logotipo em formato vetorial para que possa ser alterado para qualquer tamanho.

# 6. Tendências atuais da pesquisa

É bom saber o que o pessoal fixe anda a fazer. Faça uma lista de concorrentes seus ou da indústria do seu cliente e verifique o seu Design.

Evite clichês. As maçãs para representar a educação e as bolhas do conversa para o chat e discussões são idéias velhas que foram usadas repetidamente, afaste-se assim dessas idéias e deixe vir ao de cima o seu próprio conceito original.

Alguns sites fantásticos que vale a pena verificar para as últimas tendências de design de logotipos e também inspiração:

Logoed

Logospire

LogoGala

Logo of the day

Nota especial a ter em conta: Estudar as tendências atuais não significa que temos que as seguir! Serve apenas para sabermos contra quem estamos a competir

# 7 – Resista ao impulso de “roubar”

Não roubar, copiar ou agregar o trabalho de outros designers. Apenas não o faça. Muitas vezes, auto-proclamados “designers” (preguiçosos)  irão copiar uma imagem e mudar algumas cores, entregando o trabalho como sendo da sua autoria. É verdade que se pode apaixonar por um projeto ou um trabalho de alguém que admira e quer imitar o seu estilo, mas alem de deselegante o objectivo de um logotipo é ser único e original.

# 8 – Certifique-se de que o design é apropriado

Isso remonta a conhecer o seu público. Se está a criar um logotipo para uma empresa que vende canas de pesca, seria apropriado usar um design robusto fazendo uso do esquema de cores, no entanto, não iria usar o mesmo design para, digamos, um estúdio de ioga.

# 9 – Escolha as fontes com cuidado

Conheçe as Comic Sans? se Sim, não use. O mesmo vale para a Palatino. Eu já vi isso ser usado tantas vezes em flyers, já para não mencionar na Arial e  na Georgia.

A Tipografia pode estragar um logotipo. Deve usar uma fonte existente ou um tipo de letra personalizado. De qualquer forma, o segredo é manter simples e elegante e acima de tudo legível.

#10 – Ferramentas simples para criar logotipos

Tenho a certeza que existem algumas ferramentas “fantásticas”,  “gratuitas” e fáceis de usar, disponíveis para ajudá-lo a criar um logotipo em minutos. Eu não consigo usar nem aconselhar nenhuma delas. Para mim existe apenas uma, mas não é grátis, nem automática, nem tão pouco vai demorar apenas uns minutos.

 

Desenhar um Logotipo Fantástico – 10 Dicas e Recursos
5 (100%) 6 votos

About the author

Faço parte de uma das principais agências digitais em Portugal. Desenhamos experiências para a web ajudando marcas a falar em linguagem digital.

Leave a Reply

Frederico Lopes

Frederico Lopes é um Freelancer de Lisboa, Especializado em WordPress e E-Commerce. Apaixonado por SEO e Conversões é também obcecado por novas ideias, e tecnologias, que tragam mais clientes para seu negócio.
8 passos para gerir com eficácia um site WordPress existente
19 Fevereiro, 2019
Guia Completo Link building [2019]
8 Fevereiro, 2019
Como criar relatórios em PDF para clientes com o WordPress Google Analytics
7 Janeiro, 2019
Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site