Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com

Guia para iniciantes: como usar o Google Analytics

Home > Blog > Google > Guia para iniciantes: como usar o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta muito poderosa, mas para um iniciante, é muito esmagadora. É muito fácil instalar o código de rastreamento do Google Analytics e depois esquecê-lo. Hoje, vamos discutir como usar o Google Analytics. Neste guia de iniciantes, vou mostrar-lhe os meus Relatórios Padrão favoritos, e como os uso para expandir o meu blog e conectar-me melhor com os leitores.

Todas as contas do Google Analytics possuem estes relatórios e não precisa fazer nada de especial no Analytics para ativá-los. Basta entrar na sua conta que eles estão disponíveis.

Onde começar?

Sem alguma inteligência para negócios, o Google Analytics só lhe dará números. E os números são apenas números. É importante definir algumas metas, e criar um rascunho com algumas perguntas que espera serem respondidas pelo Google Analytics porque sem essas perguntas, estará a olhar apenas para números.

Ok, eu ajudo e vou colocar aqui algumas questões chave deste guia:

  • Como aprendo mais sobre o meu público?
  • Como as pessoas encontram o meu site?
  • Como faço para obter mais tráfego?
  • Que artigos gostam os meus leitores?
  • Quão rápido o meu site carrega?
  • O que está a acontecer agora no meu site?
  • Como aprendo mais sobre o meu público? (Dupliquei de propósito)

A melhor maneira de aprender mais sobre o seu público é fazer-lhes um questionário. A próxima melhor maneira é procurar no menu Audiência de Relatórios padrão no painel de controle do Google Analytics.

A partir dos relatórios de audiência,pode descobrir a localização do seu visitante, a tecnologia que ele ou ela usa para aceder ao seu site e uma montanha de outras informações interessantes.

Por exemplo, tem um site optimizado para dispositivos móveis? deveria ter? Procure sob Audiência -> Móvel -> Visão geral para ver quanto do seu tráfego acede ao seu site a partir de um dispositivo móvel ou tablet. Se observar em Dispositivos,  irá mostrar que tipo de dispositivo estão a usar.

Já se questionou acerca das melhores horas para publicar os seus artigos? Procure sob Geo-> Localização, e verá qual país / região possui a maioria dos seus usuários. Com base nisso, determine o hora que deseja publicar. Há uma série de outras informações no menu Público.

Como as pessoas encontram o meu site?

Há dois relatórios que eu adoro para descobrir isto. Ambos estão sob a seção de Aquisição.

O primeiro é All Traffic e o segundo Todas as referências.

Todo o tráfego informa-lhe como alguém descobriu o seu site. E inclui tudo, desde que alguém digita o seu nome de domínio no  navegador a clicar num resultado de pesquisa para clicar num outro site. Etc…

Todas as referências são um relatório mais específico que inclui apenas visitas de pessoas que clicaram num link para o seu site noutro outro site. Isso exclui o tráfego de pesquisa e os visitantes diretos.

Se colocar artigos de convidado noutro blog, pode usar todas as referências para descobrir se esse artigo de convidado lhe enviou algum tráfego. Se usa as redes sociais, também pode ver se as pessoas estão a clicar.

Se realmente desejar escavar nas redes sociais, veja os relatórios sociais. A seção Social irá mostrar-lhe todas as redes sociais que lhe enviaram tráfego. Isso inclui sites de redes sociais, como Facebook e Pinterest, bem como sites de notícias sociais, como Reddit e Digg, e leitores de notícias que têm um elemento social, como paper.li e Pocket.

Como faço para obter mais tráfego?

Com base na questão anterior, e uma vez que sabemos como as pessoas nos encontram, sabemos como podemos obter mais vsitas. Existem duas maneiras de fazer isto: faça mais coisas que funcionem ou reavalie as coisas que não funcionam.
Se está a gastar horas em Pinterest, mas apenas envia alguns visitantes por mês, então deverá avaliar como está a gastar o seu tempo no site. Se gasta apenas alguns minutos no Facebook, mas envia muito mais, então pode querer passar mais tempo.

Para obter mais dados, revise o relatório Visão geral social e clique na sua melhor rede social. Isso revela o relatório de Referências de rede e informa quais páginas que foram mais populares nessa rede social.

Existem tendências nos artigos que atraem usuários dessa rede? Se assim for, escreva mais para eles e promova esses artigos nessa rede social.

Se não há tendências, existem artigos populares que pode partilhar noutras redes?

Que artigos gostam os meus leitores?

Para responder a esta pergunta, recomendo consultar o relatório All Pages, encontrado em Behavior-> Site Content-> All Pages.

All pages mostra quais postagens e páginas que são as mais visitadas no seu site. Etambém fornece o tempo médio na página, taxa de rejeição e porcentagens de saída no Relatório Padrão.

Veja como interpretar cada uma dessas métricas:

  • Visualizações de página / Visualizações de página únicas: Esta é uma contagem do número de visitantes que possui.

Visualizações de página é quantas vezes a página foi carregada, visualizações de página únicas é quantas vezes um indivíduo único carregou a página. Se alguém carrega uma página duas vezes, ela conta como duas visualizações de página, mas apenas uma Visão de Página exclusiva.

  • Avg. Time on Page: Esta é uma medida média de quanto tempo um leitor permanece na página.

O objetivo de cada página é diferente, então você não pode comparar uma página com outra, mas você pode usar isso para ver quais páginas capturam o interesse de um leitor mais longo do que outro. Se vir que a média em uma página é apenas alguns segundos, pode ser um sinal de que o seu artigo não é interessante (ou é simplesmente curto).

  • Taxa de rejeição: taxa de rejeição é a porcentagem de leitores que só visitaram uma página em sua sessão. Não leia muito em um número alto, você precisa entender a intenção primeiro.

Embora todos os três sejam métricas úteis, o tempo médio na página é o mais importante ao tentar adivinhar a eficácia de seus artigos. Quanto maior, melhor.

Como regra geral, a pessoa média lê a uma taxa de 130 palavras por minuto. Pode usar isso como referência para ajudá-lo a decidir se as pessoas estão a ler o seu artigo por inteiro ou saltam depois de um tempo. É uma medida imperfeita, mas o tempo na página é uma média, então deve dar uma idéia geral.

Isso, juntamente com as visualizações de página e a taxa de rejeição (e fatores não analíticos, como compartilhamento social), darão uma boa noção do que está funcionar e do que não está.

Quão rápido o meu site carrega?

A velocidade do site deve ser sempre muito importante, não vai querer que os seus leitores aguardem muito durante para o carregamento do seu site. Pode testar isso com ferramentas de velocidade do site, mas nada supera os dados do mundo real.

Em Comportamento-> Velocidade do site-> Timings da página, pode ver quanto tempo levam suas páginas para carregar, bem como como elas se comportam no seu site como um todo, com base em dados do mundo real.

No menu, logo abaixo desse relatório, estão as Sugestões de Velocidade que pode implementar para tornar o seu site mais rápido. Eu recomendo fazer isso, ou encontrar alguém para o fazer.

O que está a acontecer no meu site agora?

Seria negligente se não prestasse uma pequena homenagem a um dos meus relatórios padrão favoritos – Real-Time. Real-Time diz-lhe quem está no seu site neste preciso momento, o que eles estão a ler e como aqui chegaram.

Se de repente se encontrar no lugar de um autor de um artigo viral, porque alguém o partilhou em alguma das redes sociais, este relatório irá dizer-lhe. Talvez seja uma publicação no Reddit, pode ir até lá e contribuir para a discussão. Talvez seja uma menção num jornal, então poderia enviar um e-mail para o jornalista para agradecer e assim criar um relacionamento profissional.

Ter informações em tempo real sobre as quais pode agir é ouro, e está disponível no relatório em tempo real.

Comece com os Relatórios Padrão, mas não tenha medo de expandir e começar a usar outros. Ao analisá-los, pense em quais perguntas eles lhe podem responder sobre o seu blog ou site. Uma vez que  tenha a pergunta, os números farão mais sentido.

Compreenda que o Google Analytics pode ser uma besta. O que acabámos de abordar aqui é uma pequena reflexão. Quanto mais brincar com ele, melhor resultados poderá obter. Use as dimensões secundárias, os relatórios de conversão e muito mais.

Mas aviso que as análises podem ser viciantes. Não perca a cabeça! Espero que este artigo tenha ajudadoos iniciantes do WordPress a usar o Google Analytics.

Registo de Domínios

Inclui Email Grátis, Gestão de DNS, Protecção de Roubo e muito mais

.com  .net  .pt   .org   15.00€
About the author

Faço parte de uma das principais agências digitais em Portugal. Desenhamos experiências para a web ajudando marcas a falar em linguagem digital.

Leave a Reply

Frederico Lopes

Frederico Lopes é um Freelancer de Lisboa, Especializado em WordPress e E-Commerce. Apaixonado por SEO e Conversões é também obcecado por novas ideias, e tecnologias, que tragam mais clientes para seu negócio.
Como criar loja online: Guia Completo
6 Agosto, 2019
7 Melhores Plugins de Dropshipping para WooCommerce
7 Melhores Plugins de Dropshipping para WooCommerce
29 Julho, 2019
Os Métodos de Pagamento Online mais populares para E-commerce
Os Métodos de Pagamento Online mais populares para E-commerce
22 Julho, 2019
Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site