Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com Ligue Agora! +351-937-712-822

Como escolher a melhor plataforma de Blog para 2020

Home > Blog > Internet > Como escolher a melhor plataforma de Blog para 2020

Pretende criar o seu Blog, mas não sabe qual a plataforma que melhor se adequa ás suas necessidades? Existem várias plataformas para criar o seu Blog disponíveis com diferentes níveis de personalização e possibilidades, que de acordo com os seus objetivos, podem ser a melhor escolha para si e para o que pretende. Mas como fazer essa escolha?

Neste artigo iremos enumerar algumas das mais populares plataformas de blog, assim como os pros e contras de cada uma para que possa tomar uma decisão acertada quando procurar escolher a melhor plataforma de Blog para 2020.

Ainda se fazem Blogs?

A popularidade dos blogs continua, seja como modelo de negócio ou apenas para expressar a sua opinião sobre um determinado tema, desde há mais de uma década, quando ganhou ímpeto pela primeira vez no mundo digital como a “próxima grande novidade”. Alguns blogs são sites independentes, mas outros são uma seção mais pessoal enquadrada em sites corporativos. Mas a resposta é: definitivamente que sim!

Para fazer um blog, é necessária uma plataforma de blog, indispensável para a formatação do conteúdo, na forma de texto, imagens ou vídeo e fornece uma estrutura para colocá-lo num site. A plataforma de blog também torna mais fácil para um motor de pesquisa (como o Google) categorizar as entradas do blog e poder tirar partido de possíveis oportunidades de marketing e publicidade.

O que procurar numa plataforma de blog?

Antes de analisarmos as diferentes plataformas de blog, convém indicar o que se procura numa plataforma e que tipo de informação se pretende transmitir, bem como o nível de conhecimento ou disponibilidade para aprender nesta área.

Ao iniciar um blog convém sempre considerar quais os resultados que pretende atingir com a criação do mesmo. Se é uma pessoa inexperiente que apenas deseja expressar a sua opinião então a plataforma que mais se adequa não será a mesma que para uma pessoa que tem mais experiência ou disponibilidade para aprender e que pretende transformar o seu blog em algo com determinada dimensão ou até mesmo rentável.

Plataformas sociais como plataformas de Blog?

Pesquise primeiro o seu público. Veja se uma plataforma social pode ser mais adequada para eles do que um blog tradicional. Mesmo que algumas dessas plataformas não sejam tecnicamente plataformas de blog, poderá obter sucesso tratando-as como blogs. É muito mais fácil estar na frente de milhões de pessoas e leva menos de 15 minutos para configurar. A desvantagem é que ficará dependente das suas regras e algoritmos.

Se nunca pensou em criar o seu blog noutra plataforma que não um construtor de sites, pode ser meio difícil entender essas plataformas como sites de blog, mas poder ser uma ótima opção ou complemento se o seu público já passa tempo nessas plataformas.

Se está numa área técnica ou de negócio, associe o seu blog ao LinkedIn.
Se for um criativo, onde o público espera ver o seu trabalho, o Instagram é uma boa opção.
Para um blog clássico, o Medium até pode servir como uma plataforma de distribuição.
A maior audiência, é claro, ainda vive no Facebook.

Por oposição às plataformas sociais, mas não excluindo a utilização das mesmas, a principal opção é construir um site e hospedar seu blog lá. Construir o seu próprio site é a maneira tradicional de criar um blog. Esta opção requer mais trabalho inicial, mas é mais flexível e terá completo controlo do seu site.

Quais são então as melhores plataformas de Blog em 2020

1 WordPress.org

WordPress.org é o software de blog mais popular do mundo. Iniciado em 2003, o WordPress agora capacita mais de 30% de todos os sites na internet.

Observação: é fácil confundir WordPress.org com WordPress.com, que é um serviço de hospedagem.

WordPress.org é uma plataforma de blog de código aberto que permite que crie o seu site ou blog em minutos.

É uma solução auto-hospedada, o que significa que precisará inscrever-se num provedor de hospedagem WordPress.

WordPress é uma ótima opção se pretende ter controle total sobre o futuro do seu blog.

Prós

– WordPress.org oferece controle sobre todos os aspetos do seu site.
– Pode expandir seu blog e adicionar recursos extras, como fóruns, loja online e assinatura paga. Isso torna o WordPress a melhor plataforma de blog para o rentabilizar.
– Existem milhares de temas gratuitos disponíveis para WordPress. Isso permite que crie um site original que se destaque da multidão.
– Obterá acesso a mais de 54.000 plug-ins gratuitos. Esses plug-ins são como aplicativos para o seu blog WordPress que permitem adicionar recursos como formulários de contato, galerias, etc.
– O WordPress é amigável aos mecanismos de pesquisa. Você pode criar facilmente URLs amigáveis ​​de SEO, categorias e tags para os seus artigos. Além disso, há um grande número de ótimos plug-ins de SEO para recursos adicionais.

Contras

– Gerenciar o seu próprio site exige um pouco mais de aprendizagem e dedicação.
– Terá que gerenciar seus próprios backups e segurança.
– Existem alguns custos associados apesar de o software WordPress ser gratuito, terá de adquirir ter domínio (Ligação para um serviço nosso ou artigo teu) e hospedagem (Ligação para um serviço nosso ou artigo teu).

No entanto convém referir que é necessário adquirir um domínio e hospedagem web para iniciar qualquer tipo de site.

2. WordPress.com

WordPress.com é um serviço de hospedagem de blog oferecido pela Automattic, uma empresa criada pelo cofundador do WordPress.org Matt Mullenweg.

WordPress.com oferece um serviço básico de hospedagem de blogs gratuitamente. Pode adquirir opções adicionais, como um nome de domínio personalizado, armazenamento adicional e outros serviços premium.

Iniciado em 2005 com o objetivo de levar a experiência do WordPress a um público maior, o WordPress.com é um bom site de blog para usuários que não desejam os recursos avançados do WordPress auto-hospedado.

Prós

– Nenhuma configuração necessária.
– Fácil de usar e gerenciar.
– É totalmente gratuito se você estiver satisfeito com um subdomínio do WordPress.com. O nome do seu site gratuito é parecido com este: https://example.wordpress.com.

Contras

– Opções limitadas para estender seu site. Não poderá usar temas e plug-ins para customizar o seu blog.
– Não pode publicar anúncios no blog. Em vez disso, o WordPress.com mostrará os anúncios no seu site gratuito.
– Não é o proprietário do seu blog, e o WordPress.com pode suspender sua conta se por algum motivo violar os seus termos de serviço.

Preços: A conta básica do WordPress.com é gratuita, mas terá anúncios e branding do WordPress.com. Pode atualizar para o plano pessoal deles por US $ 4 / mês (cobrado anualmente) para remover o logotipo e a publicidade do WordPress.com do seu site e também obtém um domínio personalizado (como www.seusite.com).
Por US $ 8 / mês (faturado anualmente), pode obter ferramentas de design adicionais e armazenamento extra.

Por causa da semelhança nos nomes, os iniciantes geralmente começam com WordPress.com pensando que estão obtendo o poderoso software WordPress.org. Depois de ver as limitações, os usuários muitas vezes acabam mudando do WordPress.com para o WordPress.org para ter mais recursos e controle sobre seu site.

3. Wix

Wix é uma plataforma hospedada de construção de sites. Oferece uma solução para pequenas empresas criarem um site usando ferramentas básicas e intuitivas de arrastar e soltar. Também pode adicionar um blog ao seu site adicionando o aplicativo Wix Blog.

O Wix.com foi fundado em 2006 como uma plataforma onde qualquer pessoa poderia criar o seu próprio site sem a necessidade de habilidades de programação. Atualmente, possui mais de 110 milhões de usuários em todo o mundo.

Prós

– Pode personalizar seu site usando dezenas de modelos e aplicativos de terceiros.
– Construa seu site com ferramentas fáceis de arrastar e soltar; nenhuma habilidade de codificação necessária.
– A configuração é rápida e fácil.

Contras

– A conta gratuita é limitada e mostra a marca Wix e anúncios em seu site.
– Os aplicativos gratuitos de terceiros são limitados.
– Depois de escolher um modelo, você não pode alterá-lo.
– Os recursos de comércio eletrônico são limitados a planos pagos e até mesmo esses recursos são limitados.
– Os recursos do blog não correspondem às outras plataformas da lista.

Preços: O construtor de sites Wix é bastante básico. Com uma conta Wix gratuita, obtem um subdomínio Wix semelhante a este: https://username.wixsite.com/example.
No entanto, pode adicionar um domínio personalizado por US $ 4,50 / mês. Os planos premium começam em $ 8,50 / mês e vão até $ 24,50 / mês.

4. Blogger

O Blogger é um serviço de blog gratuito do Google. Ele oferece uma maneira rápida e fácil de criar um blog para usuários que não entendem de tecnologia.

O Blogger é uma das primeiras plataformas de blog existentes. Foi lançado pela primeira vez em 1999 pela Pyra Labs. Mais tarde, em 2003, o Google adquiriu o Blogger e o redesenhou como o produto que conhecemos hoje.

Tudo que precisa para iniciar um blog gratuito no Blogger é de uma conta do Google.

Prós

– O Blogger é gratuito.
– É fácil de usar e gerenciar sem nenhuma habilidade técnica.
– Tem a vantagem adicional da robusta plataforma segura e confiável do Google.

Contras

– Está limitado a ferramentas básicas de blog e não pode adicionar novos recursos à medida que seu blog cresce em popularidade.
– As opções de design são limitadas, com menos modelos disponíveis. Os modelos de terceiros para o Blogger costumam ser de baixa qualidade.
– O Blogger não recebe atualizações frequentes ou novos recursos.
– O Google pode suspender o seu blog a qualquer momento ou até mesmo cancelar o serviço Blogger por completo. (Eles têm um histórico de abandonar projetos sem aviso, como o Feedburner.)

Alguns usuários começam com o Blogger porque é gratuito, mas, eventualmente, conforme o blog cresce, eles acabam mudando do Blogger para o WordPress para obter mais recursos e controle sobre o site.

Preços

O Blogger é gratuito com um subdomínio do Blogger como https://example.blogspot.com. Se quiser usar um domínio personalizado, você precisa comprar de um registrador de domínio de terceiros.

5. Constant Contact Website Builder

O Constant Contact Website Builder é um construtor de sites de I.A. que permite criar um blog gratuito, um site de negócios e até uma loja online em minutos.

Pode começar pela grande coleção de modelos disponível e personalizar o design do seu site usando uma interface de arrastar e soltar fácil de usar. Este construtor de sites também lhe dá acesso a outras ferramentas úteis, como um criador de logotipo personalizado, biblioteca de fotos profissionais com mais de 550.000 imagens, loja online e muito mais.

Prós

– Construtor de sites de arrastar e soltar fácil de usar, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.
– Configuração rápida e fácil, já que a Constant Contact hospedará o seu site.
– Teste grátis de 60 dias que permite que experimente o serviço e até mesmo crie uma loja online antes de comprar.
– O certificado SSL gratuito está incluído em todos os planos pagos.

Contras

– O ecossistema de desenvolvedores é pequeno, então não há tantos plug-ins de terceiros como para WordPress.
– Integração limitada com plataformas de terceiros.
– Exportar o seu site do construtor de sites Constant Contact para outra plataforma é difícil.

Preços

O construtor de sites da Constant Contact oferece uma avaliação gratuita de 60 dias que permite criar um blog, site de negócios, logotipo e até mesmo uma loja de comércio eletrónico online.

Pode atualizar para o plano Construtor de Sites por US $ 10 por mês, que dá acesso a um nome de domínio personalizado, certificado SSL gratuito e outros recursos de plataforma poderosos, juntamente com suporte por telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que é uma grande vantagem, considerando que a maioria dos outros construtores de sites não oferece suporte por telefone.

Se for uma pequena empresa que não deseja usar o WordPress, o Constant Contact é a próxima melhor escolha, considerando os serviços incluídos no preço.

6. Tumbler

O Tumblr é um pouco diferente de outras plataformas de blog. É uma plataforma de microblog com recursos de rede social, incluindo seguir outros blogs, blogar, ferramentas de compartilhamento integradas e muito mais.

Prós

– O Tumblr é gratuito com um subdomínio do Tumblr como https://example.tumblr.com. Também pode adquirir um nome de domínio personalizado premium.
– É muito fácil de configurar e usar.
– Possui um componente de rede social integrado.
– Como uma ferramenta de microblog, o Tumblr facilita postar vídeos, GIFs, imagens e formatos de áudio com rapidez.

Contras

– O Tumblr vem com um conjunto limitado de recursos que não poderá estender à medida que seu blog cresce.
– Existem muitos temas disponíveis para o Tumblr, mas eles não podem oferecer recursos adicionais.
– Fazer backup do seu blog do Tumblr ou importá-lo para outras plataformas é difícil

Preços

O Tumblr é gratuito para usar. Pode usar um domínio personalizado (adquirido separadamente) para o seu blog do Tumblr e também existem temas e aplicativos de terceiros disponíveis para compra.

7. Medium

Lançado em 2012, o Medium cresceu e tornou-se uma comunidade de escritores, blogueiros, jornalistas e especialistas. É uma plataforma de blog fácil de usar com recursos de rede social limitados.

O Medium funciona como um site de rede social onde pode criar uma conta e começar a publicar os seus artigos. Depois de se inscrever, terá um endereço de perfil como este: https://medium.com/@yourname. Mas não pode usar o seu próprio domínio.

Prós

– O Medium é fácil de usar, sem necessidade de configuração e sem necessidade de habilidades de codificação.
– Permite que alcance uma comunidade online existente de pessoas com interesses semelhantes.
– Pode-se concentrar exclusivamente em escrever, em vez de projetar um site.

Contras

– Os recursos são muito limitados em termos de design ou construção de uma marca.
– O Medium possui o seu público, então perder o seu blog significa perder todos os seus seguidores.
– Não pode usar seu próprio nome de domínio e simplesmente obterá uma página de perfil como no Facebook, por exemplo, https://medium.com/@yourname.
– Não pode veicular os seus próprios anúncios para ganhar dinheiro.

Preços

O uso do Medium é gratuito, embora a plataforma pareça atraente no início, a falta de monetização e controle leva a maioria das pessoas a mudar do Medium para o WordPress.

8. Squarespace

O Squarespace é um serviço de construção de sites que permite criar belos sites usando ferramentas fáceis de arrastar e soltar. Os utilizadores são, em regra geral, proprietários de pequenas empresas que procuram uma maneira fácil de criar uma presença online.

Iniciado em 2003, o Squarespace atualmente movimenta milhões de sites online.

Prós

– O Squarespace é simples e fácil de usar para iniciantes que não entendem muito de tecnologia.
– Possui modelos projetados profissionalmente.
– Oferece separadamente o nome de domínio com SSL / HTTPs e lojas de comércio eletrónico.

Contras

– O Squarespace é limitado aos recursos integrados à plataforma proprietária.
– As integrações são limitadas a alguns serviços e ferramentas selecionados.

Preços

O Squarespace tem planos de preços diferentes para sites e lojas online.
O preço do plano de site pessoal começa em US $ 16 / mês ou US $ 12 / mês se pagar o ano adiantado. Para o plano de negócios, o preço começa em $ 26 / mês, ou $ 18 / mês cobrado anualmente.

Já os preços das lojas online começam em US $ 26 / mês e até US $ 40 / mês.
Frequentemente, os usuários acabam mudando do Squarespace para o WordPress para minimizar suas despesas e adicionar mais recursos nos seus sites.

9. Ghost

Ghost é uma plataforma de blog minimalista com recursos totalmente focados na escrita de posts. Iniciado em 2013, o Ghost está disponível como uma plataforma hospedada e como um software que você mesmo pode instalar / hospedar. Vamos dar uma olhada em ambas as opções.

Prós

– Focado em blogs e redação.
– Interface de usuário limpa, descomplicada e intuitiva.
– Escrito em JavaScript, é super rápido.
– Nenhuma configuração necessária para a versão hospedada.

Contras

– Não é fácil personalizar com aplicativos.
– A interface de usuário simplificada significa que as opções são muito limitadas.
– Não há temas suficientes para alterar a aparência do seu site.
– Configuração complicada se decidir instalá-lo sozinho.

Preços

A versão auto-hospedada precisa de um domínio personalizado (cerca de US $ 14,99 / ano) e hospedagem na web (a partir de cerca de US $ 7,99 / mês).

O preço para a versão hospedada começa em US $ 29 / mês para 2 usuários com um limite de 100 mil visualizações de página. A menos que compre um domínio personalizado de um registrador de domínio de terceiros, seu blog será um subdomínio do Ghost terminando em ghost.io.

Sobre o autor

Frederico Lopes é um Profissional Certificado pela Google na Criação de Sites, Especialista SEO e Formador de E-Commerce na FLAG. Foi eleito recentemente, pelo JORNAL PÚBLICO como uma das pessoas mais relevantes em 2019, na área da Formação de Marketing Digital em Portugal.

Deixe o seu Comentário

Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site