A sua loja Online (eCommerce) não está a vender? O Marketing Digital é a Solução
Infelizmente muitas lojas online (eCommerce) acabam por encerrar nos primeiros dois anos de actividade. Isso deve-se ao fato do eCommerce não estar a vender o suficiente para suportar a operação.
Se conseguir comparar as taxas de conversão da sua loja online com o restante mercado, certamente irá perceber que o seu eCommerce não está a Converter como deveria converter.
Caso esteja a passar por isto. Pare tudo agora mesmo e reflita comigo por 2 minutos:
- Está a utilizar todas as ferramentas de Marketing Digital?
- Está a utilizar as ferramentas de Marketing Digital de forma correta?
- Tem alguém a ajuda-lo a transformar os visitantes à sua loja virtual em leads?
O e-commerce deve possuir o Marketing Digital e as suas variadas possibilidades de ações como uma parceria e uma extensão ao negócio. Na maior parte das vezes, o baixo desempenho em vendas da sua loja virtual pode ser originado pelo mau uso das ferramentas ou às ações realizadas sem planeamento (à bom Português).
Ao pensar nestes fatores e com o objetivo de o ajudar a aumentar as vendas do seu site e-commerce, destaquei alguns serviços que deve começar a utilizar urgentemente:
1 – Campanhas Segmentadas:
Eu gosto de utilizar esta frase: “quem quer chegar a toda o lado, acaba por não chegar lado nenhum!”. Esta frase é clássica no marketing. Um dos maiores erros cometidos por administradores de lojas virtuais é não segmentar as suas campanhas para o seu público.
2 – Usabilidade – tenha um e-commerce atraente e funcional:
O tempo é algo muito importante e ninguém está disposto a perdê-lo em sites confusos de navegar. É fundamental prezar pela qualidade na construção de uma boa experiência para o usuário da sua loja virtual.
Ao realizar o planeamento, é fundamental pensar na organização dos produtos e nas funcionalidades que serão oferecidas aos seus usuários, como chats, cupons de desconto, etc. Isto tudo deve ser refletido durante o desenvolvimento do layout, que transmita a segurança para o visitante – outro fator fundamental é a taxa de conversão.
3 – Redes Sociais:
As Redes Sociais são excelentes maneiras de levar os visitantes para a sua loja virtual. Elas acabam por se tornar os canais mais importantes para que as marcas possam conversar, escutar, responder e desenvolver relacionamentos com os seus clientes.
Desta forma, é possível que os seus artigos com produtos ou serviços oferecidos sejam comentados e partilhados pelos usuários das Redes Sociais. Utilize-as moderadamente e principalmente aquelas onde que os seus clientes se encontram.
4 – Invista no SEO do seu e-commerce:
Um dos serviços no Marketing Digital que certamente contribui no aumento de visitas na sua loja virtual é o SEO (Search Engine Optimization). Se tiver um excelente trabalho de SEO, o seu e-commerce consegue aparecer numa excelente posição nos mecanismos de busca, tais como o Google.
Imagine como é para o seu potencial cliente realizar uma pesquisa por um produto ou serviço que oferece e a sua loja virtual aparecer nas primeiras posição dos resultados de busca? Excelente não?
Trata-se de estarmos visíveis para o nosso publico quando procura pelos serviços que oferecemos, e isto requer uma estratégia.
5 – Relação com os clientes:
Muitas pesquisas afirmam que é muito mais barato vender novamente para um cliente já existente do que tentar conquistar um novo cliente. Desta forma, porque não estimular o re-marketing de um cliente?
A metodologia do Inbound Marketing aplicada ao e-commerce, é uma excelente opção para estimular o re-marketing no e-commerce.
Espero que com estas dicas tenha ajudado a encontrar algumas alternativas para estimular as vendas do seu e-commerce. Caso tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato e vamos analisar o seu caso e encontrar as melhores soluções!