Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com

Ferramentas de teste A/B em WordPress para otimizar a taxa de conversão

Home > Blog > SEO > Ferramentas de teste A/B em WordPress para otimizar a taxa de conversão

Tudo no seu site WordPress tem qualquer tipo de impacto na sua taxa de conversão. Algumas coisas podem desempenhar apenas uma pequena percentagem, enquanto outras podem disparar drasticamente as suas vendas. Portanto, deve planear e testar todos os elementos do seu site ao longo de todo o caminho. Existem claro, maneiras eficazes e ineficazes de testar e medir o seu sucesso. Mas antes de aprofundarmos algumas das melhores ferramentas de teste A / B em WordPress que recomendamos, vamos discutir a importância de testar as suas páginas Web e porque é que essas alterações, por vezes, levam a melhores conversões.

O que é o um teste A / B?

Developers da Web bem-sucedidos confiam em dois tipos de testes. O teste A / B, também chamado de teste de divisão, pois coloca dois elementos de página um contra o outro em cenários frente a frente que informam o elementos que respondem melhor ao utilizador. Por exemplo, se quisermos testar um título, podemos criar duas páginas da Web idênticas que apresentam títulos diferentes e direcionar o tráfego para cada página, durante um determinado periodo de tempo, para ver qual o título que resulta em mais exibições de página, tempo na página, maiores conversões etc.

Testes AB WordPress
Testes AB WordPress

Outro tipo popular de teste entre os profissionais de marketing on-line é o teste multivariado. O teste multivariável permite comparar e testar várias variações da mesma página para ver a que página os usuários respondem mais positivamente. É um ótimo método de teste, no entanto, é limitado ao restringir os melhores elementos específicos da página que desejamos testar.

Para ter uma ideia de como os visitantes do site respondem a elementos específicos numa página da Web, os testes A / B são mais eficazes. Um teste multivariável informa qual versão de uma página Web que é mais eficiente, mas para testar elementos individuais em página, o teste A / B é o método preferido porque permite detalhar cada elemento de página específico e determinar qual deles serve aos seus leitores o melhor e converte mais tráfego em vendas. A recompensa é que o teste A / B muitas vezes pode ser um processo longo, mas isso é porque oferece os resultados mais completos e precisos para os elementos que desejamos testar.

O que pode dividir e testar no seu site WordPress?

Sendo o teste A / B o mais preciso dos dois métodos, deve planear a implementação de uma estratégia que permita testar cada elemento no seu site e em cada página da Web. Para fazer isso efetivamente, isole cada elemento e teste-os separadamente. A ideia é escolher duas versões do mesmo elemento de página e testá-las entre si para ver qual delas é a mais eficaz para aumentar as exibições de página, as conversões e outras métricas importantes.

Comece com seus titulos. Pegue dois titulos e compare-os num teste A / B para ver qual deles obtém melhores resultados.

Rodapés e barras laterais podem ser testados da mesma maneira. Por exemplo, se quiser ver se um rodapé de três colunas ou um rodapé de quatro colunas é mais favorável para os visitantes do site, execute um teste A / B em que experimenta cada rodapé num determinado segmento de seu público. O mesmo vale para as suas barras laterais.Pode testar a resposta de seu público ao testar e comparar para ficar a saber qual dos dois layouts diferentes de barra lateral é o mais eficaz.

Outro teste que todos devemos fazer envolve esquemas de cores. Depois de refinar o seu tema, escolha dois esquemas de cores e faça um teste para ver qual deles é mais favorável.

Outras coisas que pode testar:

  • Títulos de página
  • Formulários de opt-in
  • Elementos gráficos
  • Conteúdo
  • Subtítulos
  • Layout da página
  • Apelos à ação
  • Widgets
  • Temas ou páginas de destino (Disponibilizo um serviço rapido e barato para a criação de Páginas de Destino)

Se pensar sobre isso, as possibilidades são realmente infinitas quando se trata de testes A / B. 😁 Essa é a parte emocionante. Mas isso também significa que deve estar sempre a testar e que é um trabalho sem fim.

Melhor Ferramentas WordPress para teste A / B

O WordPress possui ferramentas incríveis para testes A / B. Muitas dessas ferramentas são plugins ou serviços que pode instalar e começar a usar imediatamente. A maioria deles é fácil de usar, não precisa de nenhuma habilidade técnica. Se consegue instalar o WordPress e fazer algumas pequenas modificações, então pode usar estas ferramentas para executar testes A / B eficazes no seu site WordPress.

Algumas das ferramentas abaixo testam elementos específicos de páginas da Web, enquanto outras são ferramentas gerais de teste. Alguns deles falam por si, enquanto outros são recomendados com base na reputação do desenvolvedor. Nota: certifique-se de testar as soluções de teste A / B com seu cache (seja em cache no nível do servidor ou em um plugin de armazenamento em cache).

Google Optimize

O Google Optimize, anteriormente chamado de Experiências de conteúdo do Google, é uma excelente ferramenta de re-desenvolvimento do Google! Isso agora está integrado ao Google Analytics e é muito fácil de usar e muito poderoso. A melhor parte é que é totalmente gratuito para até 5 experiências simultâneas. O que provavelmente é muito para a maioria.

Google Optimize
Google Optimize

Não exstem plugin do WordPress, mas tudo o que precisa fazer é inserir uma parte do código no cabeçalho do seu website. Um ótimo exemplo de algo para o qual usamos isso é testar uma cópia diferente num dos widgets da barra lateral do WordPress. Altere a cópia, conecte o botão com parâmetros UTM diferentes e um evento e, em seguida, inicie o teste A / B no Google Optimize. Podemos, então, rastrear qual widget da barra lateral que converte mais e obtém mais cliques.

A melhor parte é que ele é vinculado automaticamente ao Google Analytics, para que possa conectá-lo diretamente aos seus objetivos. Muito Porreiro! O Google Optimize é definitivamente a nossa ferramenta de teste A / B preferida no momento mas existem muitas outras disponíveis por aí.

Em Resumo

Se quiser que o seu site WordPress converta visitantes em clientes, então o teste A / B dos elementos da sua página da web é essencial. Isso inclui titulos, gráficos, formulários de inscrição, conteúdo, layout de página e qualquer coisa que possa atrapalhar suas vendas. E lembre-se, o teste A / B é um processo indeterminável.

Faltou alguma coisa? Que outras ferramentas de teste do WordPress A / B já experimentou no seu site e páginas? Adoraria ouvir os seus pensamentos nos comentários abaixo.

Ferramentas de teste A/B em WordPress para otimizar a taxa de conversão
5 (100%) 2 voto[s]

About the author

Faço parte de uma das principais agências digitais em Portugal. Desenhamos experiências para a web ajudando marcas a falar em linguagem digital.

Leave a Reply

Frederico Lopes

Frederico Lopes é um Freelancer de Lisboa, Especializado em WordPress e E-Commerce. Apaixonado por SEO e Conversões é também obcecado por novas ideias, e tecnologias, que tragam mais clientes para seu negócio.
Como criar loja online: Guia Completo
6 Agosto, 2019
7 Melhores Plugins de Dropshipping para WooCommerce
7 Melhores Plugins de Dropshipping para WooCommerce
29 Julho, 2019
Os Métodos de Pagamento Online mais populares para E-commerce
Os Métodos de Pagamento Online mais populares para E-commerce
22 Julho, 2019
Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site