Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com

Como instalar e configurar o Gestor de etiquetas (Tag Manager) do Google no WordPress

Home > Blog > ADS > Como instalar e configurar o Gestor de etiquetas (Tag Manager) do Google no WordPress

Procura como configurar o Gerenciador de tags do Google (Tag Manager) no WordPress? Não tem a certeza se precisa do Gestor de tags do Google no seu site em WordPress? Não se preocupe. Neste artigo, mostrarei como instalar e configurar o Tag Manager do Google no WordPress e explicar os benefícios.

O que é o Gerenciador de tags (Tag Manager) do Google?

Muitas vezes, os proprietários de sites precisam de adicionar vários fragmentos de código para rastrear as suas conversões, tráfego e outros dados analíticos.

Com o Gerenciador de tags do Google, pode facilmente adicionar e gerenciar todos esses scripts a partir de um único painel de controle.

Existem modelos de tags incorporados para o Google Analytics, Adwords, DoubleClick, etc. O Gerenciador de tags também funciona com várias plataformas de análise e rastreamento de terceiros.

Além disso, pode usar HTML personalizado para adicionar o seu próprio código de rastreamento.

Isto permite poupar tempo a adicionar, remover e testar diferentes tags do código e, em vez disso, gerenciá-lo a partir de um painel de controle mais fácil. Para não mencionar, que todos esses scripts são carregados num único script.

Dito isto, vamos começar com o Google Tag Manager. Mostrarei neste artigo como adicionar o Google Analytics ao seu site usando o Gerenciador de tags do Google.

Para começar

É importante perceber que este guia é para sites desenvolvidos em WordPress.org e não WordPress.com

Primeiro precisará criar uma conta do Google Analytics para o seu site se ainda não o fez.  Pode seguir as instruções em como instalar o Google Analytics em WordPress.

Siga as etapas mencionadas na seção “como se inscrever no Google Analytics”. Pare quando chegar à parte do código de rastreamento. Em vez de adicionar código de rastreamento diretamente em WordPress, usaremos o gerenciador de tags para fazer isso.

Configurar o Gerenciador de tags do Google

Agora que estamos prontos para adicionar o Google Analytics, o próximo passo é configurar o Gerenciador de tags do Google.

Visite o site do Gerenciador de tags do Google e inscreva-se usando a mesma conta do Google que usou no Google Analytics.

Após o login, irá para a página adicionar nova conta. Basta fornecer um nome para sua conta e clicar no botão Continuar.

Agora é preciso adicionar um “container” à sua conta. Um container pode ser um site ou uma aplicação em plataformas iOS ou Android. Neste caso, usaremos a web.

Pode usar o domínio do seu site para o nome do container. Pode adicionar vários container para cada conta. Depois de terminar, clique no botão Criar para continuar.

O Gerenciador de tags do Google agora criará sua conta com o container, e como pode ver no seu painel. Será algo assim:

Agora, sua conta do Gerenciador de tags do Google está pronta, o próximo passo é adicionar uma nova tag. Pode fazer isso se clicar em criar uma nova tag.

Primeiro terá que escolher uma etiqueta de produto. Atualmente, existem mais de 20 modelos de integração disponíveis.

Escolheremos o Google Analytics por enquanto, mas pode sempre adicionar mais tags e escolher diferentes produtos de acordo com suas necessidades. Pode até clicar em HTML personalizado para adicionar qualquer outro qualquer pedaço de código personalizado.

Depois de escolher o Google Analytics, será solicitado a selecionar entre o Universal Analytics ou o Classic Analytics. Escolha análises universais, e será solicitado a fornecer o seu ID de rastreamento analítico.

Este ID de rastreamento é um código especial que permite que o Google identifique o seu site. Pode obter esse ID ao fazer login na sua conta do Google Analytics e visitar o menu Administrador.

Selecione a conta e a propriedade do seu site e clique nas informações de rastreamento para expandi-lo. Verá o link do código de rastreamento.

Clique no código de rastreamento e será levado para a página de código de rastreamento onde também revelará o seu ID de rastreamento UA.

Copie o seu ID de rastreamento UA e cole-o no Gerenciador de tags do Google. Nas opções de tipo, escolha Vista de página e clique no botão Continuar.

O assistente de configuração de tags perguntará agora quando forçar essa tag. Selecione todas as páginas e clique no botão Criar.

O Gerenciador de tags do Google mostrará um código de rastreamento que é preciso adicionar ao seu site em WordPress. Precisa então copiar este código.

Adicionar Tag Manager Code em WordPress

A primeira coisa que a fazer é instalar e ativar o plugin Inserir cabeçalhos e rodapés. Após a ativação, siga para Configurações »Inserir cabeçalhos e rodapés.

Cole o código do gerenciador de tags na seção de cabeçalho e clique no botão Guardar para salvar as suas configurações.

Se não deseja instalar um plugin, então também pode adicionar o código do Google Tag Manager no seu tema WordPress ou tema Criança. Simplesmente edite o modelo header.php e cole o código logo após a tag <body>.

Publique o seu container

As tags no gerenciador de tags do Google não serão exibidas até que sejam publicadas. Visite o painel do Google Tag Manager e clique no botão Publicar.

Também pode pré visualizar o seu site e o Gerenciador de tags do Google mostrará as tags impressas em cada exibição de página.

E é tudo, acabou de instalar e configurar o Gerenciador de tags do Google para o seu site em WordPress.

Como instalar e configurar o Gestor de etiquetas (Tag Manager) do Google no WordPress
5 (100%) 1 voto

About the author

Faço parte de uma das principais agências digitais em Portugal. Desenhamos experiências para a web ajudando marcas a falar em linguagem digital.

Leave a Reply

Frederico Lopes

Frederico Lopes é um Freelancer de Lisboa, Especializado em WordPress e E-Commerce. Apaixonado por SEO e Conversões é também obcecado por novas ideias, e tecnologias, que tragam mais clientes para seu negócio.
8 passos para gerir com eficácia um site WordPress existente
19 Fevereiro, 2019
Guia Completo Link building [2019]
8 Fevereiro, 2019
Como criar relatórios em PDF para clientes com o WordPress Google Analytics
7 Janeiro, 2019
Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site