Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com Ligue Agora! +351-937-712-822

Como encontrar as palavras-chave certas para o seu negócio

Home > Blog > SEO > Como encontrar as palavras-chave certas para o seu negócio

Já  me perguntaram muitas vezes como encontrar as palavras chave certas para um determinado negócio. A pesquisa de palavras-chave ajuda-nos a encontrar ideias de melhor conteúdo que ajudem a aumentar o tráfego e do mesmo modo, criar conteúdo altamente atraente que os usuários adoram. Neste artigo, vou então explicar como fazer para encontrar as palavras-chave certas para o seu blog WordPress ou o seu próprio negócio.

O que é pesquisa de palavra-chave (Keyword Research) e por que precisamos dela?

A pesquisa de palavras-chave é uma técnica de pesquisa usada por criadores de conteúdo e especialistas em SEO. Pois ajuda a descobrir palavras que os usuários inserem nos mecanismos de pesquisa para encontrar conteúdo, produtos e serviços.

Já pensou em usar essas palavras e frases chave no seu site para obter mais tráfego?

Muitos principiantes assumem que têm uma ideia clara do que seu público anda à procura. No entanto, não precisamos de magia para adivinhar porque felizmente existem ferramentas poderosas e disponíveis que nos ajudam a tomar decisões baseadas em dados.

Usar corretamente a pesquisa de palavras-chave como parte de uma estratégia de conteúdo pode ajudar a atingir o seguinte:

  • Encontrar as palavras-chave populares que o seu público realmente procura
  • Encontrar ideias de conteúdo fáceis de classificar e com um volume de pesquisa decente
  • Descobrir o que seus concorrentes estão a fazer, e de seguida, ganhar dinheiro com uma estratégia de conteúdo melhor
  • Obter mais tráfego de pesquisa e aumentar o seu público a cada novo artigo

Em FredericoLopes.com desenvolvemos uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, que ao contrário das outras plataformas idênticas disponíveis no mercado (tais como o SEMRush), a nossa é completamente grátis e fácil de usar.

É o conjunto completo de SEO com ferramentas para realizar pesquisa orgânica, pesquisa de publicidade paga, pesquisa de palavras-chave e análise de concorrência em profundidade. Uma ferramenta para obter sugestões valiosas de palavras chave realmente importantes para o nosso site.

Para começar basta aceder à página de sugestões, e indicar uma Palavra que pense ser importante para o seu negócio e definir o idioma da pesquisa:

De seguida serão lhe apresentadas as palavras-chave mais relevantes e utilizadas no motor de busca com o idioma escolhido. Terá uma visão geral da palavra-chave inserida, mostrando o volume de pesquisas (número de pesquisas médias), o CPC de publicidade paga e o número de resultados de pesquisa.

 

Continue a ler e terá uma visão geral das correspondências de palavras-chave e palavras-chave relacionadas. Pode explorar as listas completas ou exportá-las para um arquivo CSV.

Continue mais para baixo e verá a lista dos principais resultados da pesquisa para a palavra-chave digitada. Pode clicar em cada um desses links para visualizar o relatório completo, o que ajudará a entender por que essas páginas são classificadas por essas palavras-chave assim como a dificuldade e volume de pesquisa para cada uma das palavras-chave.

Depois de descobrir as melhores palavras-chave com maior volume de pesquisa, o próximo passo seria analisar a concorrência por essas palavras-chave. No Quadro de baixo mostramos a lista dos dos principais concorrentes tendo em conta a Posição (SERP) nos resultados de pesquisa para a palavra-chave em estudo.

Agora, pegue nos links da sua concorrência e utilize a nossa ferramenta de Análise e comparação de Pontuação SEO, para descobrir quais as questões técnicas que deve melhorar no seu site, para ultrapassar a sua concorrência.

No geral, a nossa ferramenta de pesquisa de palavras-chave em português não fornece apenas ideias de palavras-chave, mas também ajuda a descobrir como podemos classificar essas palavras-chave.

Ainda não está contente? Então aqui vão mais dicas de pesquisa de palavras-chave

As nossas ferramentas fornecem um verdadeiro tesouro de dados. Veja mais algumas dicas sobre como restringir a sua pesquisa de palavras-chave e encontrar as ideias ainda mais lucrativas.

  • Comece sua pesquisa de palavras-chave com palavras-chave mais amplas e, em seguida, reduza-as para encontrar palavras-chave com baixa concorrência e mais volume de pesquisa.
  • Concentre-se em encontrar palavras-chave que respondam às perguntas do cliente e ajude-as a tomar uma decisão de compra.
  • Não limite sua pesquisa de palavras-chave às palavras-chave mais pesquisadas. Pode facilmente classificar por mais palavras-chave e construir sobre isso.

Como aplicar a pesquisa de palavras-chave na sua empresa ou blog?

O principal objetivo da pesquisa de palavras-chave é descobrir o que os clientes estão à procura e, de seguida, classificar essas palavras-chave nos resultados de pesquisa. Existem várias maneiras de fazer isso, dependendo da sua estratégia de conteúdo.

  • Planeje uma estratégia adequada de marketing de conteúdo em torno de sua nova pesquisa de palavras-chave
  • Crie artigos de conteúdo úteis, artigos em blogs, infográficos, vídeos e muito mais para essas palavras-chave.
  • Websites comerciais podem criar páginas de destino, documentação, perguntas frequentes e outros conteúdos segmentados por novas palavras-chave
  • Se tiver uma loja on-line, poderá usar essas palavras-chave nos títulos, nas descrições, nas categorias de produtos e muito mais.

Precisa de ajuda para criar conteúdo atraente? Entre em contacto com a nossa equipa especializada, e contrate os melhores autores de marketing de conteúdo.

Como acompanho o desempenho da minha pesquisa de palavras-chave?

Primeiro, precisa se inscrever no Google Search Console. Pois fornece insights sobre como o Google visualiza o seu website. Também poderá ver as palavras-chave que está a classificar e a posição média nos resultados de pesquisa. Caso não saiba como o fazer siga aqui o meu guia de Como adicionar seu site WordPress às Ferramentas do Google para webmasters

Também precisará do Google Analytics para acompanhar o desempenho do seu conteúdo. Espero que este artigo o tenha ajudado a aprender como fazer uma pesquisa de palavras-chave para o seu negócio. Também lhe pode interessar ler o meu artigo de como melhorar a posição do seu site na pesquisa Google

Resumo:

Para classificarmos o nosso site, nas palavras-chave de pesquisa mais relevantes, devemos seguir estes 3 passos:

  1. Descobrir as palavras certas para o seu negócio, através das nossas Sugestões de palavras chave
  2. Verificar e acompanhar a posição (SERP) do nosso site, e dos nossos concorrentes para determinada palavra-chave nos resultados, através da nossa Ferramenta SEO para SERP.
  3. Analisar, comparar e melhorar todas as questões técnicas de SEO, de forma a obter a melhor classificação possivel, através da nossa Ferramenta de Análise Técnica SEO.

 

Se gostou deste artigo, então partilhe e divulgue com os seus amigos, também queremos saber se estes 3 simples passos o ajudaram a melhor classificar o seu site junto dos motores de pesquisa. Deixe o seu comentário!

Sobre o autor

Frederico Lopes é um Profissional Certificado pela Google na Criação de Sites, Especialista SEO e Formador de E-Commerce na FLAG. Foi eleito recentemente, pelo JORNAL PÚBLICO como uma das pessoas mais relevantes em 2019, na área da Formação de Marketing Digital em Portugal.

Deixe o seu Comentário

Frederico Lopes

Frederico Lopes é um Profissional Certificado pela Google, Especialista SEO e Formador de E-Commerce na FLAG. Eleito recentemente, pelo JORNAL PÚBLICO como uma das pessoas mais relevantes, na área da Formação de Marketing Digital em Portugal.

Mais vendas no seu negócio?

Pare de deixar passar oportunidades de obter mais clientes e vendas. Peça agora a sua proposta!

    Eu concordo com o armazenamento dos meus dados de acordo com as Políticas de Privacidade

    Certificado Google
    fechar

    Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site