Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com

Como criar relatórios em PDF para clientes com o WordPress Google Analytics

Home > Blog > Google > Como criar relatórios em PDF para clientes com o WordPress Google Analytics

Consoante o que pesquisa, pode ouvir que o Google Analytics é muito complicado ou não fornece informações suficiente para realmente ser útil. Eu sou o Frederico Lopes e neste artigo vou explicar como usar os painéis do Google Analytics para entregar dados aos seus clientes.

Ok eu já sei em que está a pensar: assim que tirar a panela do tacho e começar a entregar dados aos meus clientes, isso apenas me irá mais trabalho, mais, eles nunca na vida vão entrar no BackOffice do WordPress para analisar os relatórios de dados, que me deram tantas horas para preparar.

Bem, hoje é o seu dia de sorte porque vou mostrar como importar painéis do Google Analytics pré-criados para a conta do GA dos seus clientes e mostrar como enviar os dados dos painéis em PDF por e-mail. Assim como também vamos verificar como agregar o Google Analytics ao WordPress.

Afinal de contas, com grandes dados vem uma grande responsabilidade, e deve dar aos seus clientes a solução WordPress do Google Analytics que lhe pareça certa.

Escolha a sua própria aventura

Já leu o aquele livro Goosebumps sobre o gênio do mal que concede desejos literalmente, mas ao contrario de conseguir o que pretende, obtém algo terrível exactamente inverso?

É isso que me vem à mente quando estou a tentar criar um relatório em WordPress com o Google Analytics. Ao criar um relatório ou painel, é precisa  fazer perguntas ponderadas, o que permite chegar ao cerne daquilo que é realmente importante. Caso contrário, obterá algo inútil que lembra vagamente o que realmente precisava.

Por exemplo, digamos que estou a tentar responder a uma pergunta genérica, como “quantos visitantes eu converti no meu site a semana passada?” Soa inofensivo, mas a resposta para esta pergunta pode não ser o que eu realmente preciso para tomar a decisão certa.

Eu podia ter trabalhado no site durante toda a semana (aumentando assim os números) ou a maioria dos visitantes que chegam podem ter visualizado apenas a home page e sair após 3 segundos.

Google analytics painel
Um número nem sempre conta toda a história

Enquanto o número de visitas pode até parecer alto, eu posso não ter tido nenhum tráfego de alta qualidade. Isso pode me fazer acreditar que o meu tráfego está bom, mas a minha página de destino é o problema.

A  pergunta melhor e mais específica deveria ter sido antes “quantos visitantes chegaram às minhas landing pages, ficaram por pelo menos um minuto e depois foram embora?” Se a maioria dos visitantes que chegam à minha página de destino faz uma compra, posso identificar que a página de destino está bem e que preciso focar em gerar mais tráfego.

Quando se estiver a questionar pelas perguntas, pense  como elas o fazem sentir. Se está a alimentar o seu ego com grandes quantidades de trafego sem qualidade, para ter uma sensação de conforto e controle, isso não ajudará a crescer. Em vez disso, terá uma falsa sensação de segurança.

Deverá antes aprofundar e fazer as perguntas desconfortáveis que medem o seu progresso em direção a metas significativas. É aí que estão as verdadeiras oportunidades de crescimento.

Os sonhos podem-se tornar realidade?

Tudo bem, agora que entendemos por que perguntas bem pensadas e focadas produzirão melhores resultados, permita que eu o apresente à Galeria de soluções do Google Analytics, onde encontrará os relatórios e painéis dos seus sonhos.

Há muitos tipos diferentes de relatórios, alguns mostram mais informações, alguns são mais focados e mostram menos, alguns foram descarregados centenas de milhares de vezes para mostrar praticamente tudo.

Occams’s Razor Awesomeness e o New Google Analytics User Starter Bundle, por exemplo, são dois kits de relatórios com os painéis personalizados mais populares. São ótimas ferramentas de relatórios para todas as finalidades que pode importar facilmente para sua própria conta.

É tão fácil importar painéis e relatórios

Para adicionar um painel à sua conta, basta pressionar o botão IMPORT. A partir daí, com a maioria dos relatórios, são solicitados quando selecionar a exibição para usar o painel. Basta escolher seu próprio website ou o site de seu cliente e, de seguida, será levado ao painel.

 maioria dos relatórios terá uma caixa pop-up para configurar o relatório
maioria dos relatórios terá uma caixa pop-up para a configuração

Qual WordPress Google Analytics Report devo escolher?

Painéis personalizados partilhados por especialistas são muito úteis porque geralmente pensam em coisas que talvez não tenha ainda pensado. Um benefício adicional é que alguns dos relatórios mais populares foram importados milhares de vezes, então existe comunidade inteira de pessoas sugerindo melhorias, tornando os relatórios melhores ao longo do tempo.

Ao contrário dos relatórios padrão do Google Analytics, os painéis mais valiosos ajudam a ver a visão geral e a compreender os detalhes com o contexto, para que possa tomar decisões mais sensatas.

Embora possa querer importar todos os painéis, concentrar-se em alguns que mostrarão o que é mais importante ajudará a evitar a paralisia da análise.

Vejamos alguns painéis populares pré-construídos que fornecerão alguns insights num abrir e fechar de olhos para os seus clientes.

Relatório de redes sociais

O impacto das redes sociais nas vendas nem sempre é imediatamente óbvio porque existe uma lacuna entre as contas de redes social e a atividade de vendas num site diferente. Colmatar esta lacuna permitirá que veja em valores reais de quanto a sua atividade social vale a pena.

O painel de redes sociais é um dos painéis mais populares no Google Analytics, pois ajuda a obter este tipo de leituras.

O painel de redes social ajuda a responder a perguntas como:

  • Quão importante é a rede social para atrair novos visitantes?
  • Qual a rede social me traz o tráfego de maior qualidade?
  • Qual a rede social que está a gerir mais vendas?

Painel de tráfego de referência

Embora o relatório de aquisição de redes sociais padrão no Google Analytics não tenha tudo num único lugar, o relatório de tráfego de referência padrão é muito mais abrangente. Isso pode ser o suficiente.

Para aqueles que procuram algo muito mais focado, sugiro adicionar o Painel de tráfego de referência ao seu GA.

O Relatório de referência de tráfego ajuda a responder às seguintes perguntas:

  • Quais páginas de destino estão a criar mais referências?
  • O tráfego que recebo de referências segmentadas é de alta qualidade?
  • Existe algum site ou podcast que continua a referir me tráfego de alta qualidade com quem eu deveria formar uma parceria?

Painel de visão geral do público-alvo

O Painel de visão geral do público-alvo, embora não seja o painel mais popular voltado para o público-alvo, fornece algumas informações práticas sobre o seu público-alvo.

Mostra os países e as áreas metropolitanas onde o público-alvo está localizado e mostra quando e como eles visitam o seu site.

Este relatório pode ajudá-lo a responder a perguntas como:

  • Em que dia da semana e hora do dia tenho mais visitantes para que eu possa fazer uma venda rápida ou estar disponível?
  • Tenho um grande público em algum determinado lugar? Eu deveria ter fazer evento pessoalmente no local?
  • Qual o dispositivo e navegador que meu público utiliza?

Painel de desempenho do site

Uma das maneiras pelas quais o site geralmente perde dinheiro é pelo tempo de carregamento demorado. Lembra-se quando as pessoas eram realmente pacientes quando procuravam por algo na Internet? HA! Esses dias estão acabados.

O Painel de desempenho do site permitirá descobrir todos os locais onde o seu site pode estar lento. Este é um dos melhores exemplos de como um painel personalizado inclui dados que pode nunca ter imaginado.

 

poderá responder às seguintes perguntas com este painel:

  • Uma das páginas mais populares do meu site é mais lenta que as outras?
  • O meu site está a carregar mais rápido ou mais lento em mobile?
  • Alguns países estão a experimentar um site significativamente mais lento?

Painel de análise de conteúdo

Isso deve ser chamado de painel Pareto Principal, pois permite ver qual conteúdo está com desempenho excessivo e qual conteúdo está a ser executado.

Neste relatório, verá qual conteúdo recebe a maior parte das visualizações de página e em quais páginas os  seus visitantes passam mais tempo.

Usando este painel, poderá responder às seguintes perguntas:

  • Que tipo de conteúdo é popular para que eu possa criar mais?
  • Quais páginas têm a maior taxa de saída para que eu possa consertar?
  • Quais páginas são tão significativas que as pessoas continuam a voltar repetidamente?

Primeiros passos no Google Analytics

Convenci-o a dar uma hipótese a estes painéis? Boa.

O primeiro passo para começar é inscrever-se no Google Analytics, se ainda não o fez. Precisará fazer login com seu e-mail para começar.

A próxima etapa é adicionar seu Google Analytics ao WordPress. Pode instalar o código de acompanhamento JavaScript e proceder com as instruções.

Depois de configurar sua conta do Google Analytics, instalar o código de acompanhamento e importar os relatórios e painéis que desejar, é hora de automatizar a entrega dos relatórios mais úteis.

Como pode reduzir o tempo necessário para compilar relatórios no Google Analytics?

O processo para criar um PDF do seu painel, enviar um e-mail e programar o relatório para sair em programação recorrente, acontece tudo no mesmo ecrã, por isso é rápido e fácil de configurar.

Para geriPara acessá-lo, vá ao seu painel e, em seguida, vá para o item E-MAIL no menu.

Na caixa, digite o email do destinatário. O PDF será automaticamente anexado. Pode especificar se deseja enviar um relatório apenas uma vez ou se deseja enviá-lo diariamente, semanalmente, mensalmente ou trimestralmente. Nas opções avançadas, pode especificar por quanto tempo enviar o relatório. Abaixo disso, pode adicionar uma pequena mensagem.

Veja como ficará o e-mail que seus clientes receberão. É muito básico, então, se quiser criar seu próprio e-mail, precisará exportar um PDF.

Para exportar um PDF para si mesmo ou para inserir num próprio modelo de email, EXPORTAR> PDF, e iniciará o download instantaneamente.

Construir Relatórios para WordPress Google Analytics

Quando estiver pronto para subir de nível e se concentrar nos seus relatórios, sugiro criar os seus próprios relatórios. Pode depois vincular esses relatórios para criar os seus próprios painéis. É aí que a mágica realmente acontece, pois permite que veja a foto e mergulhe para ver os detalhes.

A próxima coisa que deve fazer é deixar um comentário na caixa abaixo para eu saber como correu para si a construção destes relatórios. Prometo responder a todos os comentários.

O seu amigo

Frederico “Dados concretos” Lopes

 

 

Como criar relatórios em PDF para clientes com o WordPress Google Analytics
5 (100%) 2 votos

About the author

Faço parte de uma das principais agências digitais em Portugal. Desenhamos experiências para a web ajudando marcas a falar em linguagem digital.

Leave a Reply

Frederico Lopes

Frederico Lopes é um Freelancer de Lisboa, Especializado em WordPress e E-Commerce. Apaixonado por SEO e Conversões é também obcecado por novas ideias, e tecnologias, que tragam mais clientes para seu negócio.
8 passos para gerir com eficácia um site WordPress existente
19 Fevereiro, 2019
Guia Completo Link building [2019]
8 Fevereiro, 2019
O que é o Search Console e como nos pode ajudar
1 Janeiro, 2019
Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site