Criação de Sites Profissionais em Portugal.
Email info@fredericolopes.com Ligue Agora! +351-937-712-822

5 Tendências de Marketing Digital para 2021

Home > Blog > Internet > 5 Tendências de Marketing Digital para 2021

actualizado a 10/02/2021

Procura tendências de Marketing Digital para 2021?

Em 2018, as tendências de Marketing Digital estavam viradas para mobile first. Em 2019, colocamos a nossa prioridade no marketing de conteúdo como uma das grandes estratégias do ano. Se olhar para trás, vejo inúmeras conquistas. Por exemplo, através da criação de uma série de conteúdos consegui aumentar em + de 1.000% o tráfego orgânico, não pago, do meu site fredericolopes.com no decorrer do ano seguinte 2020.

 

tendências de marketing digital
Vista geral do público-alvo de https://fredericolopes.com/

Nos dias de hoje, com a presença do Vírus Covid-19 em Portugal e face a toda esta pandemia, com o planeta inteiro confinado em casa, torna-se indiscutível a importância  da presença de uma marca na Internet.

Mesmo assim, fique a saber que, de acordo com a base de dados de Portugal, 60% das empresas portuguesas não tem ainda qualquer presença digital,  nem uma simples página de Facebook.

É então muito importante, que os donos de negócios e empresas percebam de uma vez por todas que quando uma marca precisa comunicar com o consumidor, o caminho mais assertivo é o Marketing Digital e o ano de 2020 provou que o conteúdo novo de qualidade supera as expectativas, além de ser a principal ponte de acesso aos consumidores.

Para ajudar o seu negócio a prosperar em 2021, vamos analisar algumas tendências de Marketing Digital que pode aplicar na sua empresa:

5 Tendências de Marketing Digital para 2021:

  1. Transmissões ao vivo
  2. Mais boa vontade
  3. Conteúdo gerado pelo utilizador
  4. Inclusão Social
  5. pesquisa visual e por voz

1. Transmissões ao vivo e um aumento no conteúdo do influenciador.

Os pedidos para ficar em casa significam que os eventos foram cancelados e os consumidores não podem comparecer aos eventos pessoalmente. Com o distanciamento social deixou de ser possível estar perto de amigos e familiares.

Isto levou a um aumento no número de pessoas a verem as transmissões ao vivo, seja uma transmissão ao vivo da marca, um vídeo ao vivo de sua celebridade favorita ou um workshop online.

No Facebook, as visualizações ao vivo aumentaram 50% durante os períodos de confinamento, enquanto que as visualizações no Instagram aumentaram 70%. O uso do TikTok disparou em 2020, e há uma boa hipótese de vermos essa trajetória ascendente continuar a acontecer em 2021.

Conteúdo dirigido por humanos, como transmissões ao vivo de influenciadores, pode criar confiança e aproveitar a conexão ‘instantânea’ que os consumidores de 2020 desejam.

2. Mais boa vontade e missões voltadas para o propósito da marca

O relatório de tendências sociais da Hootsuite de 2021 observa que:

“As marcas mais inteligentes entenderão onde se encaixam na vida dos clientes a partir das redes sociais e encontrarão maneiras criativas de se encaixar na conversa.”

No centro disso está a necessidade de transparência.

É impossível para os consumidores se conectarem com marcas que consideram ‘obscuras’ ou falsas. Porque haveriam de querer investir em algo em que não podem confiar ou em que não acreditam? É por isso que a conexão será fundamental para marcas que desejam permanecer como fontes confiáveis ​​em 2021.

Agora, mais do que nunca, as marcas têm de cavar bem fundo para descobrir como florescer em tempos turbulentos. Tenho a sublinhar que as marcas precisam de:

Estar profundamente ligadas com o porquê de sua existência e para quem foram feitas para servir.

Não é estranho ver marcas a fazerem coisas boas, mas tenho a certeza que haverá um esforço ainda maior neste próximo ano.

Tenha sempre na sua vista os Valores e a Missão do seu negócio

Veremos este ano mais marcas a realizar campanhas como #HotelsForHeroes do Hilton, onde doaram quartos gratuitos para profissionais da área médica, ou a contribuição de Chanel para a pandemia, em que incumbiram as suas costureiras a fazerem máscaras faciais.

Tendências de Marketing Digital

 

3. CGU para melhorar a experiência do utilizador

A experiência do cliente nunca foi tão importante.

Os consumidores anseiam por experiências agradáveis com marcas que sejam fáceis e memoráveis. Eles querem uma prova antes de comprar e querem ter 100% certeza da compra – afinal, ninguém gosta de tomar a decisão errada.

O conteúdo gerado pelo utilizador (CGU) preenche todas os requisitos quando se trata de conteúdo que liga pessoas a marcas:

  • Constrói e fortalece comunidades
  • É identificável e edificante
  • Permite que as marcas encontrem clientes onde eles já lá estão
  • Ajuda as marcas a criar muito mais conteúdo num cenário real de pedidos para ficar em casa e medidas restritivas.

O CGU tem sido uma forma eficaz para as marcas estabelecerem relacionamentos com os seus clientes e fornecer a tão importante prova social, e esse também será um tema comum em 2021.

Se não sabe o que é a Prova Social, convido a ler este artigo sobre o que é a Prova Social

4. A inclusão é a chave

A inclusão também se tornou um foco com maior relevância em 2020, com por exemplo, o movimento “Black Lives Matter” destacando questões étnicas que perduram em vários elementos da sociedade americana.

Marcas que são vistas como não inclusivas, ou que não parecem fazer parte da conversa sobre inclusão, provavelmente verão impactos em 2021. Por outro lado, marcas que mostram abertamente o seu envolvimento em causas inclusivas colherão os benefícios e vão impulsionar conexões mais profundas com seus compradores.

5. Aumento da pesquisa visual e por voz

Um número crescente de consumidores pesquisa por meio de ferramentas ativadas por voz, como o Alexa. Talvez porque as pessoas estão á tanto tempo presas em casa, com oportunidades limitadas para conversar, ou talvez seja simplesmente porque esse tipo de tecnologia está agora mais disponível, por exemplo através de alto-falantes inteligentes.

Mas não é apenas a pesquisa por voz que prevalecerá em 2021 – também podemos esperar que outros métodos criativos de pesquisa cheguem ao topo, como a pesquisa visual.

Ferramentas como o Google Lens permitem que os consumidores possam pesquisar o que vêem. Isso significa que os profissionais de marketing vão ter de se concentrar ainda mais nos textos alternativos de imagem, assim como nos mapas de site para imagens. No próximo ano, os recursos visuais vão se tornar cada vez mais importantes no jogo de SEO.

Torna-se então expectável que em 2021:

As primeiras pessoas que redesenharam os seus sites para suportar a pesquisa visual e por voz aumentarão a sua receita de vendas no digital em 30%.

Pronto para 2021?

A natureza imprevisível de 2020 forçou as marcas a pensar muito sobre como se ligarem aos seus clientes. O fechar de lojas e pedidos para ficar em casa significa que as pessoas ficam presas dentro de casa, o que também significa que passavam muito mais tempo online. Isso leva marcas a se ramificarem e criarem maneiras mais centradas no ser humano para alcançar seus clientes.

Nos próximos 12 meses, vamos ver isso continuar. As transmissões ao vivo vão se tornar cada vez mais comuns, as marcas com propósitos que defendem a sustentabilidade chegarão ao topo e o Conteúdo Gerado pelo Utilizador continuará como uma parte integrante de toda estratégia de Marketing.

Moloni.pt

Fature onde e quando quiser.

Clikk.pt

Agência de Marketing Digital

Sobre o autor

Frederico Lopes é um Profissional Certificado pela Google na Criação de Sites, Especialista SEO e Formador de E-Commerce na FLAG. Foi eleito recentemente, pelo JORNAL PÚBLICO como uma das pessoas mais relevantes em 2019, na área da Formação de Marketing Digital em Portugal.

Deixe o seu Comentário

 

Frederico Lopes

Frederico Lopes é um Profissional Certificado pela Google, Especialista SEO e Formador de E-Commerce na FLAG. Eleito recentemente, pelo JORNAL PÚBLICO como uma das pessoas mais relevantes, na área da Formação de Marketing Digital em Portugal.

Aumentar as Vendas?

Eu vou ajudar o seu negócio a crescer .

    Eu concordo com o armazenamento dos meus dados de acordo com as Políticas de Privacidade

    Certificado Google
    fechar

    Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site