Aumente o tráfego qualificado no seu site.
Email info@fredericolopes.com Ligue Agora! +351-937-712-822

5 formas de garantir a melhor experiência de compra para clientes

Home > Blog > Performance > 5 formas de garantir a melhor experiência de compra para clientes

Caso ainda não se tenha apercebido existem realmente muitas coisas que pode prejudicam a conversão de visitantes no seu site WooCommerce. Por exemplo: Páginas com carregamento demorado, fotos de produtos com fraca qualidade, descrições repletas de erros, enfim… É difícil agradar toda a gente, portanto, é normal se ficar emocionado quando começar a ver as vendas a acontecer no seu site.

Tendo dito isto, as taxas de conversão em lojas online ainda são notoriamente baixas e parecem diminuir a cada ano. Segundo estudos da Baymard, 3 eu cada 4 utilizadores abandona o carrinho de compras na altura de finalizar a compra. O que significa que sua página de finalizar compra na sua loja online em WooCommerce tem de estar em optima forma. Eu sou o Frederico Lopes e neste artigo vou explicar 5 formas de garantir a melhor experiência de compra para os seus clientes.

Como garantir a melhor experiência de Finalizar Compra para clientes?

A questão é: o que funciona para uma determinada loja online não significa ao certo que vai funcionar igual para todos as outras. Existem no entanto, certas práticas recomendadas e que devemos seguir de forma a criar uma melhor experiência de Finalizar Compra, que realmente incentive os visitantes a concluirem as suas compras.

1. Remova distrações

A primeira etapa deste processo é remover as distrações desnecessárias na página de checkout (Finalizar Compra).

Certos temas já fornecem a opção de “Checkout sem distrações”, que basicamente faz com que o cabeçalho e o rodapé do site principal não fiquem visíveis na página de finalizar compra.

O objetivo aqui deve ser fazer com que os visitantes finalizem a compra sem distrações. A remoção do cabeçalho e rodapé torna-se essencial, pois remove a barra de navegação, os links das redes sociais sociais e outras distrações que podem fazer com que os clientes pensem em voltar atrás.

2. Determine opções de pagamento

Atualmente, os consumidores esperam ter opções. Quando se trata de fazer fazer uma compra num site, deve incluir:

Um formulário de login (caso queira permitir registos no site)
Um formulário de finalizar compra em modo convidado (sem registo)
Um login com Facebook ou Google num clique (caso pretenda essa integração)
Uma opção de pagamento com PayPal ou Amazon num clique (ou um outro terceiro lide com as transações)

Cabe a si escolher quais opções que fazem mais sentido para o seu site e os seus clientes.

3. Simplifique o formulário de compra

Há momentos em que um formulário de pagamento numa página faz sentido. Se houver muito pouca informação necessária (por exemplo, apenas um endereço de entrega ou um número de cartão de crédito), poderá escolher afastar-se desse tipo de design.

Porém, para processos de compra mais rigorosos, o melhor é dividir o formulário em várias etapas. Isso permitirá manter o formulário de contato de cada página curto, claramente identificado e, consequentemente, rápido para preencher.

Organize as informações recolhidas em cada página de maneira lógica, o que significa que também pode adicionar uma pequena descrição na parte superior para que os clientes saibam quais informações são necessárias em cada passo da página.

Resumidamente, faça tudo o poder para remover o atrito ao preencher o formulário de finalizar compra.

4. Crie um CTA (Botão para Acção) com tamanho grande e sempre visível.

Crie uma frase de de destaque em cores fortes que transmita aos visitantes exatamente o que acontecerá quando clicar no botão de Finalizar Compra.

Será que os visitantes vão “continuar” para a próxima página? Ou vão ter a hipótese de “Verificar detalhes do pedido”? Ou será que finalmente “compram agora”? Coloque a descrição no botão. Faça-o bonito, mas não altere o seu posicionamento. Ele deve estar colocado diretamente na parte inferior do formulário de compra.

5. Crie confiança

Apesar da crescente quantidade de receita criada por meio do comércio online a cada ano, muitos consumidores ainda estão preocupados com a segurança das suas informações. Embora saiba que o seu plano de alojamento Web pode oferece proteção contra DDoS e malware e que os plugins de segurança do WordPress que cobrem essa questão, os clientes não conseguem ver isso.

Então, como criar confiança na página de Finalizar Compra?

Uma marca de confiança ou um selo de confiança desempenham um papel importante. Essencialmente, uma marca de confiança é um símbolo que informa os clientes sobre quais as medidas que estão a ser tomadas para os proteger.

A primeira coisa que deve fazer (e que realmente não pode ser negociado) é um certificado SSL. Isso colocará uma camada extra de criptografia entre o servidor e os clientes.

Nota: 💡 Leia este artigo para saber como obter um certificado SSL para o seu site WordPress

De seguida, inclua logotipos das opções de pagamento confiáveis que oferece. Se permitir o processamento de pagamentos pelo PayPal, adicione o logotipo. Se aceitar MasterCard, Visa e MB, inclua esses logotipos também. Demonstrar que o seu site funciona com os melhores métodos para processar pagamentos deixará a mente dos clientes mais tranquila.

Por fim, inclua também outras marcas de confiança, tais como:

  • Garantia de devolução do dinheiro
  • Uma declaração de segurança
  • Links para os Termos e Condições e Política de Privacidade

Pronto para começar?

Como web designer, tem acesso a muitas ferramentas disponíveis para garantir a melhor experiência de finalizar compra para os clientes. No final do dia, porém, tudo o que realmente precisa é uma experiência segura, rápida e conveniente para os clientes, portanto, concentre-se em atender a essas necessidades antes de fazer qualquer outra coisa.

 

Sobre o autor

Frederico Lopes é um Profissional Certificado pela Google na Criação de Sites, Especialista SEO e Formador de E-Commerce na FLAG. Foi eleito recentemente, pelo JORNAL PÚBLICO como uma das pessoas mais relevantes em 2019, na área da Formação de Marketing Digital em Portugal.

Deixe o seu Comentário

Certificado Google
fechar

Copie e cole este código para exibir a imagem no seu site